Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Após determinar fechamento, prefeitura fiscaliza comércio de Maringá


Por Monique Manganaro, com informações de Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 20/03/2020 às 10h52 Atualizado 23/02/2023 às 17h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Começou a valer à 0h desta sexta-feira, 20, o decreto imposto pela Prefeitura de Maringá e que exige o fechamento do comércio. A determinação faz parte da série de medidas adotadas pelo município para conter a disseminação da Covid-19, o coronavírus. Maringá, nesta quinta-feira, 19, confirmou o segundo caso da doença.

Para garantir que os comerciantes estão cumprindo o que foi decretado, equipes de fiscalização da prefeitura, aliadas a forças de segurança do município, foram às ruas.

Antes de saírem ao trabalho, equipes da Polícia Militar (PM), Guarda Municipal e agentes de fiscalização receberam orientações. O grupo se concentrou em frente ao prédio da Prefeitura de Maringá.

De acordo com o secretário da Fazenda de Maringá, Orlando Chiqueto, as equipes de trabalho também são compostas por auditores tributários. “Nós dividimos a cidade em quatro eixos e estaremos visitando todos os centros comerciais. Nosso objetivo é garantir que as empresas permaneçam fechadas, evitando, assim, a aglomeração e a circulação de pessoas”, explicou.

O secretário acrescentou que, seguindo as determinações legais, a primeira visita a um comércio que insista em permanecer atendendo o público precisa ser orientativa. “Nós vamos explicar o que diz o decreto, as penalidades, e a importância das empresas estarem fechadas nesse momento que nós estamos vivendo”, detalha.

No entanto, a segunda visita deve ocorrer ainda nesta sexta-feira, e caso o mesmo comerciante seja encontrado com o estabelecimento funcionando, ele será notificado. “Nós faremos a notificação, aplicaremos a penalidade e a reincidência. E caso a empresa permaneça aberta, nós vamos cassar o alvará e interditar o local. O empresário também estará sujeito à voz de prisão, por isso as forças de segurança acompanham nossas equipes de fiscalização”, garantiu Chiqueto.

A fiscalização da Prefeitura Municipal continua durante todo o período em que o decreto está em vigor: 30 dias.

Segundo ele, algumas empresas podem continuar trabalhando internamente, como restaurantes, e fazendo entregas. O que foi determinado é a proibição do atendimento ao público, explicou.

Após deixarem a Prefeitura de Maringá, a primeira parada dos fiscais foi em um posto de combustíveis da cidade. O decreto possibilita o trabalho deste comércio, no entanto, é proibido funcionamento das lojas de conveniência.

População pode denunciar

“A gente conta muito com a população fazendo denúncias. Nós temos a ouvidoria do município, pelo telefone 156, no site da prefeitura. Nós precisamos que a população ajude a identificar empresas que estejam descumprindo o decreto. Nós vamos encaminhar equipes para fiscalizar, para ver se a denúncia procede, e aplicar todas as penalidades necessárias”, acrescentou o secretário.

A Ouvidoria Municipal começou a funcionar 24 horas a partir das 8h desta sexta. O canal de comunicação oficial da Prefeitura de Maringá vai sanar dúvidas relacionadas ao coronavírus, fazer atendimento geral e receber denúncias. A ação faz parte das medidas de prevenção e combate ao vírus para evitar o atendimento presencial e aglomerações de pessoas. São 75 ramais disponibilizados entre servidores do paço municipal e saúde, divididos em turnos.

Ao ligar para ouvidoria você é direcionado para uma gravação e pode escolher o atendimento que precisa: opção 1 é para saúde, opção 2 para informações da Praça de Atendimento e gerais e opção 3 para denúncias. O diretor da Ouvidoria, Marcos Boggo, enfatiza que o telefone não anula registro online.

Para fazer a denúncia pela internet, acesse o site da Prefeitura de Maringá, e busque o ícone “OUVIDORIA 156”, no destaque do site. A partir daí, você pode escolher o serviço que melhor cabe a sua solicitação.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

 

População pode denunciar

“A gente conta muito com a população fazendo denúncias. Nós temos a ouvidoria do município, pelo telefone 156, no site da prefeitura. Nós precisamos que a população ajude a identificar empresas que estejam descumprindo o decreto. Nós vamos encaminhar equipes para fiscalizar, para ver se a denúncia procede, e aplicar todas as penalidades necessárias”, acrescentou o secretário.

A Ouvidoria Municipal começou a funcionar 24 horas a partir das 8h desta sexta. O canal de comunicação oficial da Prefeitura de Maringá vai sanar dúvidas relacionadas ao coronavírus, fazer atendimento geral e receber denúncias. A ação faz parte das medidas de prevenção e combate ao vírus para evitar o atendimento presencial e aglomerações de pessoas. São 75 ramais disponibilizados entre servidores do paço municipal e saúde, divididos em turnos.

Ao ligar para ouvidoria você é direcionado para uma gravação e pode escolher o atendimento que precisa: opção 1 é para saúde, opção 2 para informações da Praça de Atendimento e gerais e opção 3 para denúncias. O diretor da Ouvidoria, Marcos Boggo, enfatiza que o telefone não anula registro online.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação