Fechar

Política

‘Salvando vidas’

Vereador propõe isenção do Estar para doadores de sangue

Publicado por Luciana Peña/CBN Maringá, 08:59 - 22 de February de 2020

O hemocentro do Hospital Universitário de Maringá é o único público da cidade. Mas existem hemocentros da rede privada de saúde.


O HU faz sempre campanhas de coleta para manter os estoques em níveis ideais. O hemocentro do HU atende não só Maringá, mas também toda a região.


Os especialistas dizem que a doação de sangue deve ser uma atitude voluntária, sem compensação financeira.


Mas em períodos de férias os estoques de sangue podem baixar a níveis críticos. É que os doadores viajam. Além disso, há mais acidentes, e nos casos graves, aumenta o volume de transfusões.


Um projeto de lei que será apresentado na sessão da Câmara na próxima quinta-feira, 27, após o carnaval, trata deste assunto.


O projeto é do vereador Odair Fogueteiro. Ele propõe isenção do pagamento do estacionamento do Estar para quem doar sangue. A isenção será válida por quatro meses, podendo ser renovada a cada nova doação de sangue.


O doador deve apresentar o comprovante na Secretaria de Mobilidade Urbana e requisitar a isenção.


"Toda [pessoa] que doar sangue em Maringá terá o direito de estacionar o seu carro, seja na região central ou [qualquer] região, por 120 dias. Basta ir ao Hemocentro, fazer a doação, pegar o documento que comprove a doação, levar na secretaria, que emitirá o documento para a pessoa. Com isso, a gente espera incentivar as pessoas a doarem sangue em Maringá", afirma o vereador. 


O vereador disse que tem o apoio do Executivo. O projeto ainda não foi analisado pelas comissões da Casa.



Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.


Bloco de Imagem

Foto: Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo