Fechar

Política

covid-19

Trump estende distanciamento social nos EUA até 30 de abril

Publicado por Agência Estado, 08:27 - 30 de março de 2020

Bloco de Imagem

Foto: Ilustrativa/Pexels

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo, 29, que as medidas de distanciamento social para controlar o avanço do coronavírus no país serão estendidas até 30 de abril. Na semana passada, o republicano havia sugerido que poderia "reabrir" a economia americana na Páscoa, em 12 de abril "Isso era apenas uma aspiração", explicou o presidente.


Em coletiva de imprensa na Casa Branca, Trump também disse que o pico de mortes por coronavírus nos EUA "provavelmente" será alcançado em duas semanas e, depois disso, o número de novos óbitos começará a diminuir.


O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, Anthony Fauci, que faz parte da força-tarefa do governo contra o coronavírus, afirmou que a decisão é "sábia e prudente". Ao lado de Trump na coletiva de imprensa, ele reafirmou que o número de mortes por coronavírus nos EUA poderia alcançar 200 mil se não forem tomadas medidas adequadas para conter a disseminação do vírus.


"O número que eu dei é baseado em modelos", reforçou Fauci. Segundo o especialista, os esforços de distanciamento social em andamento no país "estão tendo um efeito" que ainda não pode ser quantificado.


A médica Deborah Birx, que também é membro da força-tarefa americana contra a Covid-19, disse que continuar com o distanciamento social é "um grande sacrifício para todo mundo", mas salvará "centenas de milhares de vidas".


Testes


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que o país realizará 50 mil testes de coronavírus por dia a partir desta semana. Em coletiva de imprensa na Casa Branca, o republicano também afirmou que o governo aprovou na sexta-feira, 27, um teste que fornece resultados para coronavírus em 5 minutos.


"Temos feito mais testes do que qualquer outro país em qualquer lugar do mundo", reforçou Trump. Segundo o presidente, o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 está "indo bastante rápido" e o governo está trabalhando para acelerar a aprovação da esterilização de máscaras médicas, para que possam ser reutilizadas.


Trump declarou, também, que um tratamento para coronavírus com hidroxicloroquina está sendo administrado em 1.100 pessoas em Nova York.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.


Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo