Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

TCE-PR pede suspensão de licitação da prefeitura de Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 09/09/2019 às 18h45 Atualizado 24/02/2023 às 04h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) pediu a suspensão de um pregão da Prefeitura de Maringá. A licitação, no valor de R$ 15,6 milhões, era para registrar o preço de alimentos. Assim, quando necessário, o município realizaria a compra nos estabelecimentos com o menor preço.

Segundo o TCE-PR, um cidadão acionou a ouvidoria do órgão. No apontamento, essa pessoa disse que o município restringia a participação de empresas ao exigir que no momento da possível contratação as licitantes tivessem dois veículos fechados e refrigerados.

O Tribunal enviou a solicitação aos técnicos, que analisaram o pedido e concordaram com o cidadão. Um Apontamento Preliminar de Acompanhamento (APA) foi encaminhado ao município. Dessa forma, segundo o TCE, a licitação foi suspensa. A informação do tribunal foi divulgada nesta segunda-feira (9).

No entanto, a licitação, aberta no dia 9 de julho, foi suspensa no dia 25 daquele mês. Uma nota publicada no Portal da Transparência da Prefeitura de Maringá não diz o motivo, mas informa que a solicitação veio da Secretaria de Patrimônio.

No dia 23 de julho, o Observatório Social de Maringá (OSM) pediu a impugnação do edital. Entre outros motivos apresentados, relatou que o número de alimentos registrados estava com volume superior ao histórico de consumo dos últimos quatro anos.

Entre outros itens, a licitação solicitava alimentos como linguiça de frango, chá mate, biscoito e carne.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou à CBN nesta segunda que deve republicar a licitação. Atendendo as recomendações do Tribunal de Contas do Estado, um novo certame deve ser divulgado ainda neste mês.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação