Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Suspeitos de fraudes, ex-prefeito de Astorga e mais 3 são presos


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 12/09/2019 às 19h45 Atualizado 24/02/2023 às 05h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O ex-prefeito de Astorga Arquimedes Ziroldo, conhecido como Bega, o filho dele, o contador Daniel Ziroldo, a nora dele, a servidora pública Luciana Ziroldo e um empresário foram presos nesta quinta-feira (12). Eles são acusados pelo Ministério Público de uso ilícito de consórcio público para fraudar licitações e, dessa forma, obter dinheiro público.

Os quatro foram detidos durante a Operação Alavanca do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O ex-prefeito e as outras pessoas estão presos preventivamente. Eles foram denunciados após investigação da promotoria em Astorga em parceria com o Núcleo de Londrina do Gepatria, o Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa.

O ex-prefeito foi o gestor do Cindepar, o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná, entre os anos de 2013 e 2016. O Ministério Público sustenta que na gestão dele quatro licitações foram vencidas por uma empresa laranja, que seria de Ziroldo. Ou seja: o dinheiro do consórcio presidido por ele teria ido para ele mesmo. Também foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em cinco cidades.

Quatro licitações teriam sido fraudadas. Há provas claras, disse o promotor de justiça Lucílio de Held Junior, do Ministério Público de Astorga.

“A investigação foi deflagrada há 90 dias, nós tivemos indícios muito robustos da prática de fraude relativa à contratação de uma empresa através do consórcio Cindepar. (…) As fraudes estão alçadas a um montante de quase R$ 6 milhões. Com base nisso foi feito um pedido, uma representação pela expedição deste mandado de busca e apreensão e pela prisão dos envolvidos que constituem o núcleo dessa organização criminosa”, afirma.

Ouça a reportagem completa da CBN Maringá.

Arquimedes Ziroldo foi prefeito de Astorga por duas gestões, entre 2009 e 2016.

Os quatro presos devem responder pelos crimes de organização criminosa, fraude a licitações e lavagem de dinheiro.

A CBN entrou em contato com a defesa do ex-prefeito Arquimedes Ziroldo. Por mensagem, a advogada dele informou que só poderá atender a partir das 19h. A reportagem também procurou o atual prefeito de Astorga e atual presidente do Cindespar, Antônio Carlos Lopes. Um funcionário do Consórcio informou que ele está em Curitiba e indicou a advogada de Ziroldo para falar.

O advogado Maurício Carneiro defende Daniel Ziroldo e a esposa dele, a Luciana. Ele disse que a denúncia não é verdadeira e que irá provar que os clientes são inocentes ao longo do processo. O advogado também disse que pediu a alteração para prisão domiciliar para Luciana.

Ouça o que o advogado disse:

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação