Fechar

Política

Setor Público

Redução de salários: O que legisladores pensam sobre o tema?

Publicado por Luciana Penã/CBN Maringá, 13:36 - 03 de abril de 2020

Qual a opinião dos parlamentares sobre a redução de salários no setor público? A CBN Maringá está ouvindo deputados federais que representam a região e senadores para saber qual a opinião deles sobre a proposta do deputado Ricardo Barros (PP), que defende o corte de salários do setor público no período de enfrentamento à pandemia do coronavírus.


O deputado federal Luiz Nishimori (PL) é favorável ao projeto. "Atualmente, estamos passando por uma situação nunca antes vista na história. O momento pede a união de esforços de toda a sociedade, para que possamos sair dessa crise. Eu sou à favor da redução de salários em todos os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciários em todos os escalões. Mas é preciso cuidado, pois existem funcionários públicos que ganham pouco, portanto, é necessário estabelecer um teto de corte", declarou.


O parlamentar Ênio Verri (PT) diz que é preciso preservar os salários de profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia, como médicos e enfermeiros. Na opinião dele, o que o país precisa não só para o momento, mas para o futuro também, é acabar com os salários que ultrapassam o teto legal.


"Na verdade, uma proposta de redução salarial do poder público atinge juízes, que ganham acima dos R$ 100 mil mensais, servidores federais que recebem acima do teto, que é de R$ 36 mil. Sabemos que no judiciário existem salários enormes, até no legislativo encontramos isso, mas não podemos esquecer dos servidores públicos que estão na linha de frente do combate à pandemia e que não possuem vencimentos altos. Existem profissionais de saúde, professores e agentes de limpeza, por exemplo, que ganham pouco e também seriam afetados. Existe uma generalização desnecessária, pois não é preciso cortar salários, basta estebelecer um teto", afirmou.


O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania) também é a favor da redução de salários no setor público e acredita que o momento é propício também para discutir os supersalários.


"Não só todos nós devemos dar nossa contribuição em um momento tão grave, mas também votar um projeto que sugeri há mais de 1 ano, que acaba com os supersalários do poder público no país. Sabemos que, em todo o Brasil, existem servidores ganhando muito acima do que permite a constituição, ou seja, o teto salarial", declarou.


Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Bloco de Imagem

Foto: Agência Brasil/Edição: CBN Maringá


Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.


Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo