Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Ratinho Junior diz que vai reduzir o ICMS do combustível de aviões


Por Redação GMC Online Publicado 09/02/2019 às 11h55 Atualizado 19/02/2023 às 23h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um dia depois de receber ofício do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e do Aeroporto Regional de Maringá pedindo a redução da alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do combustível para aviões, o governador Ratinho Júnior falou publicamente que o Estado do Paraná vai reduzir a alíquota de 18% para 12%.

Ele falou sobre o assunto pelo menos duas vezes durante a visita ao Show Rural Coopavel, em Cascavel, onde passou a quinta-feira (7). A primeira foi durante a visita ao estande do município de Foz do Iguaçu, onde conversou com o prefeito Chico Brasileiro e o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla. Momentos depois ele voltou ao assunto durante almoço com prefeitos.

Segundo Gilmar Piolla, Ratinho Júnior comentou o fato de, no dia anterior, o governador do Estado de São Paulo, João Dória, ter anunciado a redução do chamado ICMS Querosene em seu Estado e disse que o Paraná não ficará atrás. Segundo teria dito, o anúncio só não seria oficializado ainda porque depende de um estudo apurado por parte da Secretaria Estadual da Fazenda.

Na quarta-feira (6), em Maringá, durante reunião com empresários na Acim, com a presença do prefeito Ulisses Maia e dois deputados estaduais, o governador recebeu das mãos da presidente do Convention Bureau de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, e do superintendente do Aeroporto Regional de Maringá, Fernando Rezende, e do presidente da Acim, Michel Felippe, um ofício em que eram detalhados os benefícios para a economia do Paraná por meio da redução da alíquota.

O documento citava que empresas aéreas já se propuseram aumentar o número de voos para os aeroportos paranaenses e haverá também redução no valor da passagem, já que o combustível representa 26% dos custos totais de uma companhia aérea.

Luta antiga

“Ainda não há um anúncio oficial, mas se há intenção do governo de estudar o assunto, já podemos comemorar”, disse a superintendente do Convention Bureau de Maringá, Yara Linschoten, que há anos está imbuída na luta pela redução do ICMS Querosene no Paraná.

O superintendente do aeroporto, Fernando Rezende, diz que ao promover a redução da alíquota, o governador Ratinho Júnior está seguindo uma tendência que já chegou a mais da metade dos Estados brasileiros e o Estado que demorar para baixar o ICMS do combustível da aviação ficará para trás.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação