Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Senado aprova Maringá como Capital Nacional do Associativismo


Por Redação GMC Online Publicado 18/12/2019 às 13h40 Atualizado 25/02/2023 às 08h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o projeto que torna Maringá a Capital Nacional do Associativismo (PL 5.289/2019). Durante o debate nesta terça-feira, 17, o autor da proposta, senador Flávio Arns (Rede), explicou que o município paranaense tem o associativismo como uma das marcas registradas. 

“No Paraná, a movimentação financeira total de todas as cooperativas filiadas ao Sistema Ocepar é, em média, de R$ 83,7 bilhões. Somente no município de Maringá, existem nove cooperativas de diversas áreas: duas do ramo agropecuário (Cocamar e Coopergreen), três do setor de crédito, (Sicoob Central, Sicoob Metropolitano e Sicredi União), duas na área de produção de bens e serviços (Pluricoop e Unicampo) e duas do ramo saúde (Unimed e Uniodonto), que totalizam cerca de 276 mil cooperados e mais de cinco mil funcionários. Juntas, essas cooperativas foram responsáveis, em 2018, por um faturamento total de R$ 5,7 bilhões”, argumentou o senador ao justificar a homenagem.

A relatora foi Leila Barros (PSB-DF), que disse conhecer a cidade, “marcada por um alto índice de qualidade de vida e desenvolvimento humano”. Para a senadora, parte deste bom resultado sócio-econômico provém justamente das cerca de 400 associações cooperadas.

A análise da proposta segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

Por Agência Senado

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação