Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Decreto legislativo pode derrubar ‘toque de recolher’ em Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 12/05/2020 às 17h44 Atualizado 23/02/2023 às 02h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um decreto proposto pela Câmara de Maringá pode derrubar, de vez, o ‘toque de recolher’ na cidade. A medida está em vigência na teoria, afinal, o texto não foi revogado pelo município.

A última decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Paraná pede a volta do toque de recolher em Maringá. Entretanto, a prefeitura não retomou a fiscalização, mesmo porque novos decretos estabeleceram que shoppings podem ficar abertos até 20h e bares até 22h, logo, não faria sentido iniciar o procedimento às 21h.

Enquanto isso, o vereador Jean Marques, que entrou na Justiça contra o toque de recolher, propôs um decreto legislativo para derrubar de vez a medida do Executivo.

Mas o projeto foi retirado da pauta da sessão desta terça-feira, por duas sessões, por 7 votos a 5. O vereador Jean Marques lamentou.

“Os decretos que proibem aglomeração em área pública continuariam em vigor. O decreto do toque de recolher é muito claro: só está liberado quem trabalha em atividade essencial. Portanto, não adianta dizer que quem sai para ir na farmácia está liberado, pois não é o que diz no texto”, afirmou.

O pedido de retirada do projeto foi feito pelo líder do prefeito na Câmara, vereador Alex Chaves.

“Solicitei a retirada por ser uma matéria importante para a economia do município. Com isso, é necessário ouvir o município, tendo em vista a possibilidade de haver alteração nesses horários. O prefeito já havia manifestado essa possibilidade”, declarou.

O vereador Sidnei Telles ficou interessado em saber mais sobre o decreto legislativo, mecanismo que ele não conhecia muito bem.

A assessoria de imprensa da Prefeitura disse que a administração vai esperar que os vereadores votem este projeto, para depois se pronunciar sobre o assunto.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Política

Quando não há entendimento, vai a voto, diz Lira sobre vetos


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira, 24, que falta acordo para poucos dos vetos do governo…


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira, 24, que falta acordo para poucos dos vetos do governo…