Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Beto Richa vira réu na Lava Jato, acusado de corrupção em pedágios


Por Folhapress Publicado 11/02/2019 às 16h14 Atualizado 20/02/2023 às 00h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) virou réu neste domingo (10) na Operação Lava Jato, sob acusação de corrupção passiva e organização criminosa na gestão de contratos de pedágio no estado.

A Justiça Federal do Paraná acatou denúncia contra o tucano e mais nove pessoas, por entender que houve “indícios suficientes de participação” dos denunciados, além de “um vasto conjunto de provas”, segundo a decisão do juiz Paulo Sérgio Ribeiro.

De acordo com o Ministério Público Federal, o suposto esquema criminoso, que perdurou por cerca de 20 anos, desviou no total R$ 8,4 bilhões, por meio de recursos arrecadados a partir dos contratos das tarifas de pedágio.

Richa é acusado de ter dado continuidade ao esquema, tomando decisões em favor das concessionárias, e se beneficiado de R$ 2,7 milhões em propina, que teriam sido usados na aquisição de imóveis por sua família.

A defesa de Richa informou que irá se manifestar sobre a decisão nos autos.

O tucano afirma ser inocente e diz que nunca compactuou com desvios. Seus advogados argumentam que os fatos apresentados pelos procuradores foram esclarecidos, “não restando qualquer dúvida quanto à regularidade de todas as condutas praticadas”.

Segundo sua defesa, os bens da família foram adquiridos de forma legal e com dinheiro de origem lícita.
Richa chegou a ficar preso preventivamente por uma semana, mas foi solto no início do mês, por decisão do Superior Tribunal de Justica (STJ).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação