Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Barros comenta medida que suspende contratos de trabalho


Por Redação GMC Online, com Gilson Aguiar/CBN Maringá Publicado 02/04/2020 às 15h13 Atualizado 23/02/2023 às 13h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O deputado federal Ricardo Barros (PP) destacou a Medida Provisória editada pelo presidente Bolsonaro que permite a suspensão dos contratos de trabalho com o pagamento do seguro-desemprego. Barros sugeriu essa medida ao Governo há duas semanas como forma de garantir suporte aos trabalhadores e empresários, e preparar a economia para a retomada pós pandemia do coronavírus.

“Isso é muito importante. Nós passaremos ter assim a segurança para o empregado e teremos também a tranquilidade para o empregador. Todos estarão em casa, em paz, com os empregos garantidos e as empresas garantidas, saudáveis até que passe essa crise”, disse Ricardo Barros, na noite desta quarta-feira, 1º, logo após o anúncio da medida.

Ricardo Barros explica que o seguro desemprego garante a manutenção da renda e do poder de compra do trabalhador, mantendo o consumo e a economia do Brasil girando. E, só o Governo pode pagar essa conta, a exemplo do que está sendo feito no Reino Unido e nos Estados Unidos.

“O Governo Federal faz o seu papel. Paga o seguro-desemprego para aqueles que terão seu contrato de trabalho suspenso. Com isso não há demissões, porque os contratos estão suspensos e assim que retomarmos a atividade econômica e, tudo voltar ao normal, as empresas retomam os contratos com esses empregados já qualificados. E, dessa forma, a recuperação econômica vai ser muito mais rápida”, acrescentou Barros.

A MP também permite a redução proporcional de jornada e do salário. O custo estimado do programa é de R$ 51,2 bilhões. A expectativa é de que 24,5 milhões de pessoas possam aderir.

A suspensão do contrato será válida por até dois meses mediante acordo individual. Empresas com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões não precisarão pagar nada durante a suspensão do contrato. O trabalhador vai receber do governo um auxílio igual ao seguro-desemprego que ele teria direito caso fosse demitido.

Servidores públicos

À CBN Maringá, o deputado ainda lembrou que é preciso que órgãos públicos reduzam em 30% os gastos com salários do funcionalismo.

“Vamos trabalhar também com o servidor público. Eu defendo a redução de 30% do salário de todos os servidores públicos, indistintamente, porque haverá também queda na arrecadação de impostos. Assim como as empresas e empregados perdem renda para não perder o emprego, o governo tem que dar o exemplo”, afirmou.

Ouça a entrevista completa aqui

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação