Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Aprovação de estado de calamidade pública é precipitação, segundo OSM


Por Gilson Aguiar/CBN Maringá Publicado 09/04/2020 às 16h44 Atualizado 23/02/2023 às 12h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Segundo a presidente Observatório Social de Maringá (OSM), Giuliana Lenza, não há dados oficiais que justifiquem esta condição. Lenza analisa a medida aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná para várias cidades do Estado.

“O estado de calamidade pública é algo excepcional. Ele permite ao gestor poderes muito importantes, especialmente com relação à amarras da lei de responsabilidade fiscal, permitindo ultrapassar limites de endividamento, fazendo gastos além da receita”, afirmou.

 

Ela afirma que o poder executivo passa a poder ampliar seus gastos sem ter que obedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal, sem licitação e com dificuldade de controle e transparência pela sociedade civil. A presidente do OSM acredita que, agora, a Câmara de Vereadores terá um papel decisivo no controle dos atos do poder executivo municipal.

“A implantação do estado de calamidade exige que o município apresente problemas que, a curto prazo, não podem ser resolvidos dentro das condições e diretrizes legais. No entanto, não observamos no pedido feito por Maringá nada que justificasse a necessidade de implantação de um regime excepcional”, declarou.

Ouça a entrevista completa na CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação