Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Ibope: Ratinho Jr tem 33% das intenções de voto; Cida Borghetti, 15%


Por Monique Manganaro, com informações de Redação/CBN Maringá Publicado 23/08/2018 às 11h00 Atualizado 18/02/2023 às 00h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Dados de uma pesquisa Ibope encomendada pela RPC, e divulgada nesta quarta-feira (22), mostram que o candidato Ratinho Junior (PSD) lidera a disputa ao governo do Paraná, com 33% das intenções de voto. Em segundo está a atual governadora do estado, Cida Borghetti (Progressista), que aparece em segundo lugar, com 15%.

A pesquisa, que tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, aponta, ainda, João Arruda (MDB) na terceira posição, com 5% dos votos. Em seguida, aparecem Doutor Rosinha (PT) com 3%; Professor Piva (PSOL) com 2%; Ogier Buchi (PSL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardi (Rede), todos com 1%; e, por fim, o candidato Geonísio Marinho (PRTB), com 0%.

Brancos e nulos somaram 22%. Eleitores que declararam não saber em quem votar são 15%.

No levantamento, realizado de 19 a 21 de agosto, foram ouvidos 1.008 eleitores de todas as regiões do Paraná, com 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%. Essa foi a primeira pesquisa realizada depois da oficialização de todas as candidaturas junto à Justiça Eleitoral.

A pesquisa foi registrada no TRE com o número PR-04869/2018 e no TSE com o número BR-06574/2018.

A Coligação Paraná Inovador, do candidato Ratinho Junior, e o candidato Ogier Buchi, do PSL, ingressaram na Justiça Eleitoral com pedido de impugnação da pesquisa, que foi negada. No entanto, a Justiça Eleitoral ordenou que a divulgação tivesse a seguinte ressalva:

“A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na resolução nº 23.549 – TSE, especialmente quanto a insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes”.

Leia mais notícias sobre política

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação