Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

38 idosos caíram em golpes em Maringá no mês de setembro


Por Redação GMC Publicado 08/10/2019 às 16h00 Atualizado 24/02/2023 às 12h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pessoas com mais de 60 anos têm sido alvo crescente de criminosos que aplicam golpes contra o patrimônio, é o que afirma o delegado Fernando Garbelini, da Delegacia de Estelionato e Acidentes de Trânsito de Maringá. Segundo dados divulgados pela delegacia, em setembro do ano passado foram registradas duas ocorrências contra idosos, já em setembro deste ano, o número chegou a 38.

De acordo com o delegado, os golpes mais comuns aplicados contra essas pessoas são: o clássico conto do bilhete premiado e o golpe do cartão clonado. Na primeira fraude, o golpista se passa por uma pessoa simples que porta um suposto bilhete de loteria premiado. Para ludibriar ainda mais a vítima, um segundo golpista se aproxima e atesta a veracidade do bilhete. O falso ganhador pede ajuda para ir ao banco fazer o saque do prêmio e, em troca, oferece parte do dinheiro para a vítima, porém, pede uma quantia em dinheiro de garantia.

Depois disso, na primeira oportunidade os golpistas fogem levando o valor dado pela vítima.

“Este é o golpe mais antigo que se tem registro e infelizmente ainda faz muitas vítimas, principalmente idosos”, afirma o delegado.


Na segunda fraude, os golpistas ligam para a vítima questionando compras em seu cartão de crédito. Diante da negativa sobre as supostas transações, os bandidos afirmam que o cartão de crédito foi clonado e que o banco precisa recolhê-lo para, em seguida, enviar um novo. A vítima é orientada a colocar em um envolve o cartão e um papel com a senha e esperar até que um suposto funcionário do banco venha fazer a retirada. Após a entrega do cartão e senha, os bandidos conseguem fazer compras e saques em nome da vítima.


A orientação, segundo o delegado, é estar sempre em alerta e desconfiar de histórias contadas por estranhos, seja pessoalmente ou por telefone.

“Além disso, é importante saber como o banco age em determinadas situações. Mandar um motoboy para retirar o cartão ou pedir a senha, por exemplo, são claras evidências de golpe. O banco jamais faz esse procedimento”, diz. Outra forma de prevenção, d e acordo com Garbelini, é o diálogo com os familiares idosos. “É preciso conversar, explicar e, sobretudo, acompanhar as movimentações financeiras e o uso do celular para evitar que se caia em fraudes”, diz.

Por assessoria de imprensa Conseg

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação