Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Polícia Científica de Maringá não faz mais confronto balístico


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 07/02/2020 às 18h34 Atualizado 24/02/2023 às 02h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os exames são enviados a Curitiba. A centralização dos exames na capital está em vigor desde janeiro deste ano para atender a lei federal conhecida como pacote anticrime. É que agora a custódia das armas é responsabilidade dos órgãos periciais, ou seja, da Polícia Científica.

Antes, as armas apreendidas em cenas de crime ficavam guardadas em salas de Fóruns estaduais sob responsabilidade do Tribunal de Justiça. A lei anticrime cria um banco balístico nacional. Em teoria, a proposta é boa, mas na prática, com a centralização dos exames de confronto balístico em Curitiba, haverá prejuízo na investigação de crimes. A Polícia Científica de Maringá realizava até 300 exames deste tipo por ano.

Um laudo ficava pronto em até três dias, ainda mais depois que o Conseg, Conselho Comunitário de Segurança, doou um tanque balístico para os testes. Agora os exames devem demorar muito mais, afinal, a Polícia Científica em Curitiba terá que atender todo o estado.

O problema é que existe uma política de centralização dos serviços na capital. A gente está percebendo isso ao acompanhar a investigação do assassinato da bailarina Magó. Um exame requisitado pela delegacia de homicídios foi a extração de dados do celular da vítima.

Até 2018 Maringá tinha o “celebrite” equipamento usado para obter estas informações. Mas a Polícia Científica daqui precisou enviar o equipamento a Curitiba. A delegacia de homicídios conseguiu o equipamento em Londrina, mas ao que parece o Instituto de Criminalística de lá também terá que entregá-lo à Polícia Científica de Curitiba.

A CBN apurou que na Polícia Científica daqui há também outro problema: a escassez de servidores. Além da equipe já ser pequena, três servidores estão para se aposentar e não há perspectiva de contratação. Hoje a criminalística em Maringá pericia materiais diversos, armas brancas e locais de morte. A CBN entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e aguarda um retorno.

Sobre o caso Magó, a polícia já ouviu mais de 50 pessoas e aguarda a chegada dos exames genéticos. O delegado responsável pelo caso pediu prioridade, mas o prazo é de 30 dias, de acordo com investigadores. Lembrando que este exame é também realizado em Curitiba, que atende demanda de todo o estado.

E no próximo dia 13, os peritos de Maringá serão homenageados na sessão da Câmara Municipal. É que se comemora 35 anos do Instituto de Criminalística em Maringá. Um bom momento para a sociedade refletir sobre que Polícia Científica ela quer para os próximos 35 anos.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação