Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

PF investiga grupo que comercializava a ‘pílula do câncer’


Por Redação GMC Publicado 04/09/2019 às 14h42 Atualizado 24/02/2023 às 03h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) a Operação Placebo, visando desarticular um grupo criminoso que produz e introduz irregularmente no país, produto usado para fim terapêutico ou medicinal, à base de Fosfoetanolamina.

O medicamento não possui registro nos órgãos competentes, sendo sua introdução e venda em território nacional enquadrada como crime previsto no art.273 do Código Penal.

Policiais Federais cumprem três mandados de busca e apreensão em Curitiba expedidos pela 13ª Vara Federal local.

A investigação teve início a partir de denúncia recebida na Polícia Federal no Paraná. Perícia realizada no medicamento, no curso da investigação, não constatou a presença da substância fosfoetanolamina.

A PF dará mais informações ao longo da investigação.

Fosfoetanolamina

A fosfoetanolamina é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano nas células de alguns músculos específicos e no fígado, mas passou a ser reproduzida no laboratório da USP. Há poucas informações sobre como a substância atuaria no tratamento do câncer.

O pouco que se sabe é que ela poderia agir dentro da carcinogênese, ou seja, poderia ter alguma influência na formação do tumor. Outra hipótese é que a fosfoetalonamina sintética teria ação anti-inflamatória e apoptóticas, em outras palavras, seria capaz de “matar” as células cancerígenas.

Porém, todas essas são teorias não foram comprovadas e ainda estão no campo da suposição.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação