Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de abril de 2024

Após quase 30 horas, termina rebelião na penitenciária de Maringá


Por Redação, com informações de Carina Bernardino Publicado 05/10/2018 às 18h39 Atualizado 18/02/2023 às 12h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Após quase 30 horas, terminou a rebelião na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). Os dois presos e um agente penitenciário que eram mantidos como reféns passam bem, informou o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen).

O motim começou por volta das 9h30 desta quinta-feira (4), quando um agente penitenciário e dois detentos do seguro foram rendidos por presos da galeria 7.

Houve queima de colchões, mas o fogo foi controlado pelos bombeiros. O agente refém chegou a passar mal após inalar fumaça. Na galeria 7, eram 70 presos rebelados. 

O diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional do Paraná (Depen-PR), Francisco Alberto Caricati, avaliou que a negociação foi um sucesso. “Não tivemos nenhum ferido. O agente que estava refém está bem. Não era para ser um motim, mas para ser uma fuga. Houve uma falha na segurança, infelizmente, e tomaram o agente de refém”, disse ele, que listou as reivindicações feitas pelos rebelados.

“Eles reivindicaram, além de melhorias na comida, questões sobre o rigor na segurança, situações processuais. Foram solicitações genéricas, o que reforça que eles não tinham planos de fazer um motim”, acrescentou Caricati.

Ao todo, a PEM tem capacidade para 430 detentos, mas no momento da rebelião, estava com 455.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação