Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Agentes penitenciários de Maringá recebem pistolas institucionais


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 11/07/2019 às 13h16 Atualizado 23/02/2023 às 11h31
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Agentes penitenciários de Maringá agora têm pistolas institucionais. Nesta quinta-feira (11), o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) entrega pistolas para 238 agentes penitenciários que concluíram um curso de porte de arma de fogo.

Pela primeira vez os agentes receberam treinamento e uma arma de fogo do Estado. É uma arma institucional. Os agentes podiam portar arma, mas tinham que comprar o próprio armamento, sem a cautela do Estado.

E os agentes penitenciários que fazem parte do Setor de Operações Especiais (SOE), que é acionado para evitar fugas e rebeliões, receberam além das pistolas, armas de grosso calibre, como fuzis.

O número de fuzis não é divulgado por questão de segurança. O Depen também está entregando rádios comunicadores digitais que permitem que o áudio seja criptografado.
Em 2011, durante uma rebelião na Penitenciária de Maringá, um agente foi feito refém e o rádio comunicador dele, que era analógico, foi tomado pelos rebelados, prejudicando a negociação.

Os novos equipamentos significam uma mudança significativa na segurança do agente e do sistema penitenciário, diz o coordenador regional do Depen, Luciano Brito.

“O que muda é que agora o agente vai receber uma pistola, um equipamento potente, com munição letal, para a sua defesa. Ou seja, ele vai portar essa arma mesmo no período de folga, de forma velada, para sua defesa pessoal. Isso é muito importante porque aumenta a segurança”, afirma.

Os seis SOEs no Paraná estão recebendo os equipamentos. Neste primeiro semestre, o Depen investiu R$ 22 milhões em armamento, equipamentos, viaturas e transporte humanizado de presos. É o que diz o vice-diretor do Depen Paraná, Thorstein Ferraz.

“Isso passa pelo processo de profissionalização dos nosss servidores do sistema penitenciário e também pelo investimento em novos equipamentos. Ou seja, tecnologia, e equipamentos que garantam maior segurança nas penitenciárias”, comentou.

Em todo o Paraná serão distribuídas 2.800 pistolas de uso funcional para os agentes penitenciários.

Ouça a reportagem na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação