Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

TCE-PR revoga medida cautelar que suspendia reajuste da Sanepar


Por Agência Estado Publicado 23/10/2019 às 20h10 Atualizado 24/02/2023 às 18h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Sanepar informou que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) revogou a medida cautelar que havia suspendido a implementação do reajuste tarifário anual de 12,12944% nas contas de água e esgoto, conforme fixado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar).

A cautelar havia sido concedida pelo TCE-PR em maio deste ano e foi revertida em reunião dos conselheiros nesta quarta-feira (23).

Reajuste

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou em maio deste ano a suspensão do reajuste de 12,13% na conta de água e esgoto, que iria entrar em vigor no próximo dia 17. A decisão foi tomada após uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que emitiu um comunicado de irregularidade no dia 6 de maio. No relatório, foi apontado que o reajuste é uma “aberração travestida de uma teia de números, que visam distribuir lucros aos acionistas”.

Ainda no documento, feito pela Segunda Inspetoria de Controle Externo (2ª ICE) do TCE-PR, desde o reajuste feito em 2017, a Sanepar acumula aumento tarifário de 27,92% enquanto, no mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, foi de 12,06%.

De acordo com a análise da 2ª ICE, enquanto em 2014 foram distribuídos aos sócios lucros de aproximadamente R$ 200 milhões, em 2018 os valores ultrapassaram os R$ 423 milhões, segundo informam os próprios relatórios da Sanepar (tabela abaixo).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação