Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Seca reduz níveis dos reservatórios de água de Sarandi e Marialva


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 28/08/2019 às 20h03 Atualizado 24/02/2023 às 01h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A estiagem nas regiões de Sarandi e Marialva provocou a redução dos níveis dos reservatórios municipais de água. É que não chove de maneira expressiva nas duas cidades a quase 70 dias.

A redução nos poços artesianos varia de 20% até 30%. Em Sarandi, a situação preocupa, mas ainda não há riscos à população.

Segundo o superintende da Autarquia de Águas, Michel Caldato, um levantamento apontou que a cidade tem 45 lava-jatos e, agora, o trabalho de conscientização será feito com os estabelecimentos. Depois, as orientações serão estendidas aos demais moradores.

A última chuva expressiva em Marialva ocorreu no dia 4 de julho. A população é abastecida por minas e 30 poços artesianos. Porém, a captação nos locais reduziu muito nos últimos dias, tanto que o Distrito de Santa Fé do Pirapó está sendo abastecido por caminhões-pipa.

São três entregas diárias, porque a produção do poço local caiu de 14 mil litros de água por hora para dois mil litros por hora no último mês.

Outra medida adotada em Marialva é a perfuração emergencial de um novo poço artesiano, como explica o superintendente da Autarquia Saema, Luiz Stéfano.

Para ajudar no uso racional de água, a CBN listou algumas dicas. Antes de lavar as calçadas, use a vassoura para tirar a areia, folhas e outros dejetos; não escove os dentes com a torneira aberta; evite lavar os veículos neste período e tome banhos rápidos, porque o chuveiro aberto por cinco minutos libera 70 litros de água.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação