Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Sarandi desiste de doar terreno para construção de uma nova delegacia


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 16/10/2019 às 12h51 Atualizado 24/02/2023 às 14h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A novela sobre a delegacia de Sarandi, localizada na área central da cidade, continua. A história começou em abril deste ano. Incomodada com a superlotação da cadeia pública, a Prefeitura Municipal propôs doar um terreno ao Governo do Paraná para construção de uma nova delegacia, com espaço para abrigar até 300 presos. Na época, a resposta foi positiva.

Um terreno de 13.700 m² chegou a ser escolhido, mas em julho o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) agradeceu a iniciativa do município e disse que não teria recursos para custear a obra. Meses depois, a posição estadual mudou, segundo o secretário de Trânsito e Segurança David Souza.

Ele diz que o Depen sinalizou o interesse em construir uma grande unidade prisional em Sarandi, fugindo da proposta inicial. Foi aí que o Executivo desistiu da doação do terreno para a construir a nova delegacia.

Ouça a entrevista

O Depen informou que lamenta a decisão do município. De acordo com o coordenador regional do órgão, Luciano Brito, o Estado busca alternativas para ampliar e melhorar o sistema prisional, sendo esta uma delas.

“Nós temos, para cadeias públicas, um terreno de aproximadamente 20 mil metros quadrados. O terrreno oferecido tem cerca de 13 mil metros quadrados. Daria para fazer, mesmo com todas as limitações, uma unidade, a menor, de até 500 presos. Em Sarandi, a gente respeita, mas foi colocado interesse de que o município poderia estar doando aquele terreno que foi apresentado para uma cadeia de até 300 presos. Sendo que, por outro lado, os recursos que nós tínhamos disponíveis exigia o mínimo de 500 vagas. Então, por causa desse impasse, o projeto não deu prosseguimento”, explica Brito. 

Ele também destaca que a delegacia de Sarandi abriga atualmente 254 presos em um espaço projetado para 48. E que outros 259 detentos do município estão no sistema prisional de Maringá, somando então, são mais de 500 apenados. Ou seja, a capacidade proposta para a nova unidade que seria construída na cidade é a que o município precisa.

Apesar da soma de presos de Sarandi, a prefeitura entende que o problema tem que ser resolvido pelo Estado e não pelo município. Ainda em relação a atual cadeia pública, 159 presos estão condenados e não deveriam estar no local. Em média, uma construção como a que poderia ser feita em Sarandi pelo Depen, demanda investimentos na ordem de até R$ 20 milhões.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação