Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Restrição à pesca de espécies nativas inicia na sexta-feira


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 30/10/2019 às 20h38 Atualizado 24/02/2023 às 20h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A piracema, período de restrição à pesca de espécies nativas no estado, inicia na sexta-feira, dia 1º de novembro. De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) na lista de proteção estão espécies como bagre, dourado, jaú, pintado e lambari.

É que nestes meses, até março de 2020, é quando a maioria delas se reproduzem. A pesca de espécies consideradas exóticas, introduzidas no meio ambiente, como bagre-africano, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo, não entram na restrição.

O chefe regional do IAP, Antônio Carlos Cavalheiro, explica que a proibição da pesca na bacia hidrográfica do Rio Paraná compreende o rio principal e seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais e reservatórios. Ainda segundo ele, quem for flagrado pescando em desacordo com as restrições da piracema, irá cometer crime ambiental e será punido, inclusive com o pagamento de multa.

Nesta quarta-feira (30), o IAP divulgou que a multa em descumprimento da piracema é de aproximadamente R$ 700 por pescador e mais R$ 20 por quilo de peixe pescado. O infrator também terá os materiais de pesca apreendidos como varas, redes e embarcações.

No período, além da pesca, o transporte e comercialização de peixes também serão fiscalizados. Assim como as competições de pesca, como torneios, campeonatos e gincanas. A restrição no estado acontece há mais de 15 anos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação