Fechar

Paraná

Coronavírus

Prefeituras do Paraná reabrem aos poucos o comércio

Publicado por Luciana Peña/CBN Maringá , 14:30 - 04 de abril de 2020

Bloco de Imagem

Foto: Ilustrativa/José Fernando Ogura/AEN

O comércio de um modo geral foi afetado com as restrições do isolamento social. Mas aos poucos alguns setores são autorizados a abrir novamente, seguindo as recomendações técnicas de distanciamento e higiene.


Em Paiçandu, um decreto autorizou a partir de segunda-feira, 6, a prestação de serviços de manicure, cabeleireiro entre outros na área estética. O mesmo decreto autorizou o funcionamento de clínicas odontológicas.


No caso destes prestadores de serviço, será obrigatório o registro de dados do cliente como RG, CPF e telefone, além do horário em que foi atendido.


O decreto também autorizou restaurantes a entregarem refeição no local, mas apenas para duas pessoas de cada vez.


Lojas de conveniência de postos de combustíveis também poderão abrir. O consumo dentro dos estabelecimentos é proibido, com multa de R$ 300 para o cliente e R$ 1 mil para o proprietário.


O comércio varejista e atacadista de produtos de limpeza também poderá funcionar a partir de segunda-feira.


Mas isso caso nada mude até lá. O prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques, disse que uma reunião técnica neste sábado, 4, vai reavaliar o decreto. 


Em Mandaguari a prefeitura entrou em um acordo com a associação comercial da cidade e autorizou a abertura do comércio a partir de segunda-feira em meio período, das 12h às 18h.


A determinação é que as lojas funcionem até quinta-feira para uma avaliação diária. Será uma espécie de experiência para analisar o comportamento das pessoas e os riscos associados. As normas de segurança e higiene serão rígidas, devendo ser adotadas por funcionários e consumidores.


Na região oeste, Cascavel também se prepara para a reabertura gradativa do setor de comércio e serviços. Uma cartilha foi lançada para informar a todos o que abre e o que fecha e como denunciar as irregularidades.


No site da CBN Cascavel é possível acompanhar a entrevista coletiva do prefeito Leonaldo Paranhos falando sobre as medidas adotadas. Ele chama a atenção para a responsabilidade individual de todos os cidadãos. 


Em Cascavel, poderão abrir, a partir do dia 7, clínicas médicas e odontológicas, estúdios de pilates, clínicas veterinárias, mas não pet shops.


Lojas comerciais de um modo geral podem abrir, mas com limite de 9 funcionários. Restaurantes podem abrir com 50% da capacidade. Feira do pequeno produtor pode atender no sistema drive thru.


Agências bancárias e lotéricas funcionam por agendamento ou no sistema de autoatendimento.



Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.


Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo