Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Ministério sugere que coletores de lixo dividam cabine com motorista


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 23/08/2019 às 12h17 Atualizado 23/02/2023 às 23h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Ministério do Trabalho sugeriu que coletores de lixo, em Paiçandu, fiquem em cabine de motorista. Eles estão proibidos de pegar carona no caminhão da coleta durante o trabalho. O assunto está gerando polêmica na cidade.

Na quarta-feira (21), a CBN trouxe uma reportagem sobre uma decisão do Ministério do Trabalho. A empresa de coleta de lixo contratada pela prefeitura de Paiçandu para recolher os resíduos em parte da cidade, não pode mais permitir que os coletores peguem carona no caminhão durante o serviço – clique aqui e leia mais.

Agora, os trabalhadores passam o expediente todo correndo atrás do caminhão. E é uma jornada exaustiva. Tem funcionário que já faltou ao trabalho de tanto cansaço.

O prefeito Tarcísio Marques disse em entrevista que um acordo está sendo feito com o Ministério do Trabalho, que vai avaliar o impacto da medida sobre a saúde do trabalhador.

E o prefeito diz que só em Paiçandu tem uma situação como esta, no resto do país os coletores seguem de carona no caminhão. Mas parece que não é bem assim.

A CBN entrou em contato com o Ministério do Trabalho para saber por que essa decisão e qual a solução então? E a resposta, que chegou nessa quinta-feira (22), informa que em outras cidades onde já existe decisão parecida os coletores estão viajando na cabine do motorista, respeitando a capacidade de espaço. O que não é muito, concordam

Veja a resposta do Ministério do Trabalho

“ As equipes de fiscalização do trabalho atuam, em todo o país, focadas na preservação da segurança e saúde do trabalhador. Diante disso, ações fiscais envolvendo o sistema de coleta de lixo têm sido realizadas em vários municípios do país, inclusive com casos de interdição. A Fiscalização se faz necessária tendo em vista o risco da atividade, com vários casos de acidentes envolvendo mortes e mutilação dos trabalhadores.

Após o recebimento do Termo de Notificação, a empresa pode apresentar resposta, com comprovação das medidas adotadas, encaminhando os dados à fiscalização, para análise. Em alguns casos, por exemplo, a solução encontrada pelas empresas foi conduzir os coletores dentro da cabine junto ao motorista, considerando o limite de capacidade da cabine.”

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação