Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Ogivas que seriam da Guerra do Contestado são encontradas em chácara


Por Banda B Publicado 14/02/2020 às 19h29 Atualizado 24/02/2023 às 00h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Duas ogivas de canhão, que podem ser da Guerra do Contestado (1912 – 1916), foram localizadas na tarde desta sexta-feira (14) em uma chácara em Tijucas do Sul, região metropolitana de Curitiba. Trabalhadores da zona rural faziam um serviço de roçada quando encontraram o forte armamento.

Segundo o policial militar Lorezon, as ogivas são grandes e há perigo de detonação. “Moradores acharam na roça e trouxeram para nós, sem saber do perigo. São ogivas grandes de canhão. Estavam mexendo no solo para plantar e localizaram as armas”, descreveu à Banda B.

De acordo com o policial, acredita-se que as ogivas, que não estavam detonadas, sejam da Guerra do Contestado. “Pode ser da Guerra do Contestado, porque aqui era usado como campo de treinamento, e às vezes elas caiam na argila e não detonavam”, explicou.

O Esquadrão Antibombas da Polícia Militar se desloca até o destacamento da Polícia Militar de Tijucas do Sul para realizar os trâmites necessários de verificação das ogivas.

Guerra do Contestado

A Guerra do Contestado foi um conflito armado que envolveu posseiros e pequenos proprietários de terras, de um lado, e representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, de outro, entre outubro de 1912 e agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados do Paraná e de Santa Catarina. A região, marcada por muitos conflitos ligados a disputas de limites entre os dois estados, era conhecida como Contestado.

Leia essa e outras notícias de Curitiba e região em ‘Banda B’.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação