Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Motorista de ônibus não tinha visão para ultrapassar, diz PRE


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 10/02/2020 às 12h55 Atualizado 24/02/2023 às 01h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Dois casais viajavam na Renault Duster que ficou destruída após se envolver em um acidente com um ônibus de turismo. A colisão aconteceu na noite de sábado, 8, na PR-317, em Iguaraçu. 

Marcelo Turossi, de 40 anos, e a mulher dele Rosimeiry Turossi, de 38 anos, eram de Londrina. Eles estavam acompanhados do irmão de Rosimeiry, Renan Silva, de 34 anos e da mulher dele, Marilene Hoshino, de 37 anos. Renan era comerciante em Centenário do Sul.

Os casais vinham a Maringá para uma formatura. Eles morreram quando a Duster foi atingida de frente por um ônibus de turismo, que vinha do Paraguai com destino a Brasília. Quatro ocupantes do ônibus ficaram feridos, entre eles o motorista, mas sem gravidade.

Nesta segunda-feira, 10, o comandante do posto rodoviário de Iguaraçu, subtenente Cláudio Rafaelli, falou sobre as causas do acidente. O motorista do ônibus queria ultrapassar num trecho onde a ultrapassagem é permitida, mas por estar muito próximo à carreta que estava à frente, o motorista não tinha visão.

“Ali é uma via onde é permitida a ultrapassagem, e ele [motorista do ônibus] tentou fazer, segundo testemunhas, uma ultrapassagem enquanto estava muito próximo ao caminhão. Ele ‘tirou’ [o ônibus] para poder ter visão [e saber] se estava vindo algum veículo no sentido contrário. Naquela situação de tirar o veículo para poder ver, foi que ele colidiu frontalmente com a Duster e, infelizmente, causou um acidente fatal e tirou a vida de quatro pessoas”, detalhou Rafaelli. 

Este tipo de manobra, avançar sobre a pista contrária sem visibilidade, é prevista no Código de Trânsito Brasileiro. “Você não pode andar sem dar o espaço necessário de visão e até andar muito próximo ao veículo é proibido. Você tem que manter uma distância segura do veículo que está à frente. Essa distância segura é justamente para que você tenha visão para o momento que for querer realizar uma ultrapassagem. Isso é para todos os motoristas e nós sempre pedimos: mantenha distância do veículo da frente, respeite a sinalização”, acrescentou o subtenente. 

Para a PRE, este acidente, com quatro mortes, é mais um daqueles acidentes que poderiam ser evitados. “Acidentes acontecem, nós sabemos disso. Mas esse é um acidente evitável.” 

A CBN está tentando contato com a empresa do ônibus de turismo.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação