Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Maringaense inaugura réplica de nave que levou homem à Lua


Por Nailena Faian Publicado 27/07/2019 às 14h52 Atualizado 23/02/2023 às 16h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Foi inaugurada neste sábado (27), em Água Boa, distrito de Paiçandu, uma réplica da Apollo 11, nave responsável por levar os primeiros seres humanos até a Lua em 1969. Foi a realização de um sonho do maringaense Jonas Lourenço Silva, que investe tempo e dinheiro há 15 anos para que isso se tornasse realidade.

“Estamos recebendo visitantes e principalmente comemorando os 50 anos da conquista do espaço. É extremamente gratificante. Quero agradecer principalmente minha família e todos os companheiros que não mediram esforços para concretizar esse sonho”, disse.

A réplica de aproximadamente 15 metros de altura está no sítio de Silva, a Estância Reino Encantado. A montagem foi iniciada em abril, mas há dez anos o maringaense de 63 anos reúne peças para a construção da nave.

O projeto foi elaborado depois de muita pesquisa em livros e na internet. Silva, que já foi paraquedista e piloto de avião e hoje é aposentado, conta que no início muitos o chamaram de louco .

“As pessoas diziam que o país estava em crise e que eu não tinha base nenhuma para fazer. Hoje elas me perguntam se a nave vai voar. Quem sabe um dia eu não coloco um motor nela e vou voar?”, brinca.

O próximo passo é permitir que os visitantes realizem uma viagem virtual ao espaço dentro da réplica da Apollo 11. Isso será possível por meio de óculos 3D. Os curiosos entrarão na cabine da nave e farão a viagem virtual.

“Estou bastante emocionado. Isso não é para mim, é para toda a população. É para celebrar a conquista do espaço”, finaliza Silva.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação