Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Jogos de Aventura e Natureza têm 2ª etapa em setembro


Por Chrystian Iglecias Publicado 02/09/2019 às 11h25 Atualizado 24/02/2023 às 01h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Turismo e esporte. Duas palavras que, normalmente, se encontram. Quem nunca sonhou em ver um jogo do seu time no estádio? Ou então participar de uma competição fora da sua cidade, região, estado ou país? 

Pois é, o Paraná está dando um show em matéria de combinar os dois âmbitos. Neste mês de Setembro, ocorre a segunda etapa dos Jogos da Natureza e Aventura, organizados pelo Governo do Estado. São diversas modalidades entre apresentações dos esportes, competições e oficinas voltados para a comunidade, ao longo de cinco etapas.

As modalidades esportivas são, em ordem alfabética: aquathlon, BMX, balonismo, bodyboarding, beach soccer, beach tennis, canoa havaiana, canoagem de velocidade, cicloturismo, corrida de aventura, corrida de rua, cross country, escalada, futevôlei, handbeach, jipe, mountain bike, parapente, paraquedismo, pesca esportiva, rally, rugby, skate, slackline, stand-up paddle, surfe, vela, vôlei de praia e wakeboarding.

A primeira parada no mês que vem é em Terra Roxa, com o Vôlei de Praia. Seja visitando os templos religiosos, as belezas naturais ou os eventos da cidade, Terra Roxa com certeza proporcionará ao turista momentos de descontração e descanso. Todavia, a curiosidade maior deste município é: a Terra Roxa, na verdade, é “vermelha!

Para entender essa divergência é preciso voltar ao período de colonização, nas grandes lavouras de café dos imigrantes europeus. Na língua italiana “terra vermelha” se escreve “terra rossa” e tal pronúncia foi entendida pelos brasileiros como roxa.

Ainda em Setembro, a competição passará por cidades como Guaíra e Marechal Cândido Rondon. A primeira receberá os torneios de wakeboarding, corrida rústica e paraquedismo, além de oficinais de beach tennis e stand-up paddle. A segunda, por sua vez, receberá o “Futebol das Estrelas”, as competições de beach soccer, aquathlon. mountain bike e BMX, além de clínicas de stand-up paddle, slackline, beach tennis e rugby.

Guaíra é localizada extremo Oeste do Paraná, fazendo fronteira com o Paraguai. Um dos pontos mais relevantes da história de Guaíra foi o represamento do Rio Paraná, em 1982, para a construção da barragem da Hidrelétrica de Itaipu. Com isso as famosas Sete Quedas, que na época possuíam o título de maior catarata do mundo em volume de água, foram submersas. O passeio de barco pelo local onde ficavam as quedas d’água é uma das grandes atrações turísticas da cidade.

Já Marechal possui a cultura alemã bastante viva em suas veias. Tem até Oktoberfest! Além da tradicional festa da cerveja germânica, é possível conhecer Belas paisagens naturais, orquídeas de diferentes tipos de cores e aromas e, tradicionais locais e eventos dedicados à pesca também compõem o cardápio de atrações da cidade.

A segunda fase do Jogos da Natureza e Aventura vai dos dias 6 a 15 de setembro.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação