Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

IAP antecipa restrição à pesca de quatro espécies


Por Redação GMC Online Publicado 10/10/2018 às 20h35 Atualizado 18/02/2023 às 14h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) publicou no início deste mês portaria que determina a proibição, durante todo o mês de outubro, da pesca de quatro espécies de peixes encontradas na Bacia do Rio Ivaí, a segunda maior do estado. O ato antecipa o período de proibição (defeso), que começaria no início de novembro, e foi publicado em atendimento à recomendação administrativa expedida pelo Ministério Público do Paraná.

Procedimento instaurado pela Regional de Campo Mourão do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) demonstrou a ocorrência de antecipação da piracema (movimento migratório dos peixes para fins de reprodução), o que motivou o alerta ao órgão ambiental acerca dos riscos da pesca dos animais. A suspensão atinge as espécies dourado, pacu, pintado e jaú.

A recomendação do MPPR também considerou estudo feito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) que recomendou a suspensão da pesca no período. Na portaria, o IAP destaca que novos estudos técnicos poderão motivar a revisão do prazo de interdição da pesca. O período de defeso dura até fevereiro do próximo ano.

Com assessoria de imprensa

Foto de capa: Divulgação/IAP

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação