Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Morte de mulher com secador de cabelos alerta para cuidados


Por Redação GMC Online Publicado 20/08/2019 às 11h11 Atualizado 23/02/2023 às 22h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Um acidente que matou uma mulher em Paranavaí neste fim de semana acende um alerta para cuidados na hora de usar aparelhos elétricos. Luciana Minato, de 34 anos, entrou em óbito ao levar um choque no momento em que secava os pelos de um cachorro de estimação.

O motivo seria o fio do secador, que estava desencapado e teria encostado na água. O caso foi registrado no Jardim Ouro Branco e a mulher morreu no local. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o marido dela teria tentando reanimá-la, mas foi possível.

O corpo de Luciana foi sepultado neste domingo (18) no Cemitério Municipal de Tamboara.

Cuidados

O Corpo de Bombeiros alerta para que nunca se maneje equipamentos elétricos em locais com água ou umidade. Outra recomendação é estar sempre com os pés calçados na hora de mexer com equipamentos elétricos. A água torna o choque muito mais perigoso.

O Copel também orienta os consumidores sobre choque elétrico, que é a passagem da corrente elétrica pelo corpo. No contato com os fios de luz, o corpo serve de caminho para a corrente elétrica em direção à terra. Os resultados são queimaduras, ferimentos e até mesmo a morte.

Em casa, além dos cuidados com os aparelhos elétricos, como o secador de cabelo, é preciso ter cuidado ao trocar lâmpadas.

• Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor
• Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca
• Não exagere na força ao rosqueá-la, pois o vidro pode quebrar em suas mãos
• Lembre-se de executar a troca de forma segura (use escadas)

Também é preciso tomar cuidado ao manusear o chuveiro elétrico.

  • Não mude a chave liga/desliga e verão/inverno com o chuveiro ligado. Dá choque e pode ser fatal.
  • Instale o fio-terra corretamente, de acordo com a orientação do fabricante.
  • A fiação deve ser adequada, bem instalada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.
  • Nunca diminua o tamanho de resistências nem reaproveite resistências queimadas.

Na rua, tome cuidado com fios caídos. Eles podem estar energizados. Desligue antes a chave da luz junto ao medidor se for nas suas instalações. Se for na rede externa, mantenha distância, sinalize o local (com galhos, cordas, etc.) e chame a Copel.

O que fazer no caso de alguém ser atingido por um choque elétrico?

Providencie socorro médico imediatamente. Em acidentes com eletricidade, é preciso ser rápido, pois os primeiros três minutos após o choque são vitais para o acidentado.

  • Não toque na vítima ou no fio elétrico sem saber se os fios estão ligados ou não.
  • Desligue a tomada ou a chave geral se for acidente nas instalações internas. Se for um problema na rede elétrica externa, chame a Copel.
  • Se não for possível desligar a chave geral, remova o fio ou a vítima com a ajuda de um material seco não condutor de energia, como madeira, cabo de vassoura, jornal dobrado, cano plástico, corda etc.
  • Ao carregar a vítima, tome muito cuidado para não complicar eventuais lesões, principalmente na coluna vertebral.

No site da Copel há mais dicas sobre o uso de energia elétrica sem riscos. Confira aqui.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação