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19 de abril de 2024

Com ajuda de empresas, Natal em Curitiba gasta menos dinheiro público


Por Monique Manganaro e Nailena Faian Publicado 23/12/2019 às 19h25 Atualizado 25/02/2023 às 09h25
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Uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba tornou possível alavancar o Natal da cidade e torná-la um destino turístico desta época do ano sem que valores exorbitantes precisassem sair dos cofres públicos. Desde 2017, a administração da capital paranaense tem estruturas e eventos natalinos custeados por empresas que se disponham a investir na cidade.

Conforme explica Tatiana Turra, presidente Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, de forma geral, o projeto prevê o aumento no número de atrações do Natal e pulveriza os gastos entre apoiadores que pretendem atrelar a própria marca aos eventos.

A prefeitura da cidade publica um edital de chamamento de projetos para patrocínio. A partir daí, empresas “escolhem” o projeto que querem assumir e ficam responsáveis pela execução. Os custos de cada lote adquirido são todos arcados pela própria empresa.

“[No edital] a gente descreve algumas questões mínimas [itens obrigatórios], e os interessados apresentam e podem complementar, agregar, aquelas instruções”, afirma Tatiana.

Segundo ela, esses itens obrigatórios são apresentados pela prefeitura para alinhar as ações e criar uma identidade para o Natal na cidade. Uma comissão, então, avalia as propostas das marcas e dá o aval para que os projetos sejam executados. Pode haver, inclusive, parceria entre mais de uma empresa num mesmo lote.

Tatiana diz que, nos três anos em que a iniciativa foi colocada em prática, lotes já sobraram. No entanto, ela vê um maior engajamento das marcas. “Da mesma forma que sobra, às vezes surgem novos patrocinadores com projetos livres, iniciativas novas. Então, equilibra”, pontua.

Entre tantos projetos, alguns ficam sob responsabilidade da prefeitura. Porém, a parceria com o setor privado reduz drasticamente os custos do município. Segundo a presidente do Instituto Municipal de Turismo, no ano passado, apenas 15% dos investimentos no Natal foram pagos com dinheiro público. Os outros 75% investidos na cidade foram provenientes de projetos da iniciativa privada.

Neste ano, de acordo com Tatiana, o número de patrocinadores cresceu ainda mais. O percentual investido pela prefeitura permanece o mesmo: 15%. “O que facilita também é que a iniciativa privada tem um poder muito maior de negociação, condições de negociação e formas de pagamento diferentes da administração pública. Sem contar que as áreas de marketing dessas empresas já têm contatos com fornecedores. É uma forma completamente diferente de como a gente atua”, explica.

Marcela Mattos é funcionária de uma empresa de marketing que organizou atrações de duas marcas que estão patrocinando espaços no Natal de Curitiba. A Eletrolux ficou responsável pela Vila de Natal, na praça Santos Andrade.

O local, segundo ela, reúne roda gigante, apresentações musicais semanalmente, feira gastronômica, aulas de receitas natalinas, entre outras atrações para o público.

O outro espaço é patrocinado pelo Park Shopping Barigui Multiplan, que montou a maior árvore de Natal da cidade, com mais de 50 mil microlâmpadas. A decoração tem 22 metros de altura e foi instalada no próprio shopping.

Conforme detalha Tatiana Turra, a Prefeitura de Curitiba não faz o controle dos valores investidos por cada empresa. A partir do momento em que a marca se apropria de um projeto, é ela quem executa e não há prestação de contas.

O Natal curitibano reuniu mais de 600 mil espectadores nos eventos do ano passado. Desses, mais de 80 mil eram turistas. Segundo Tatiana, a expectativa é superar os 700 mil visitantes neste ano, já que a agenda de 2019 tem ainda mais atrações programadas.

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