Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Cianorte tem quase 3 mil casos de dengue somente em 2020


Por Carlos Emori/CBN Maringá Publicado 15/04/2020 às 13h30 Atualizado 23/02/2023 às 10h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Não bastasse o problema do coronavírus, Cianorte enfrenta outro grande desafio, a dengue. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nessa terça-feira, 14, o município tem 3.112 casos confirmados desde o início do período epidemiológico, em agosto do ano passado.

Porém, desses 3.112, quase 3 mil foram somente de janeiro pra cá. O primeiro boletim do ano, divulgado dia 7 de janeiro apontava 157 casos confirmados. Até o momento, a Secretaria de Saúde do município confirmou três mortes, sendo todas este ano.

De acordo com a chefe da divisão de vigilância em saúde de Cianorte, Heloísa Dantas, o problema da dengue no município vem desde o último período epidemiológico, de 2018 para 2019.

“Com as condições climáticas favoráveis, vieram a positivar muitos mais casos. Na verdade, assim, é uma epidemia que vem se arrastando desde o ano anterior, por várias questões, infelizmente, a gente vem confirmando, ainda, muitos casos”, explica Heloísa.

Para ela, o período de isolamento social em que as pessoas estão em casa, deve ser aproveitado para que redobrem os cuidados com o quintal, eliminando todos os focos da dengue.

“O problema que a gente vem vendo que quando os agentes de endemia estão desenvolvendo as suas ações, eles vem percebendo que as pessoas não estão aproveitando esse tempo para cuidar das suas residências, dos seus quintais, porque, infelizmente, a gente ainda vem encontrando muitos focos. Vale deixar essa orientação para a população, a dengue é uma doença muito grave […]. Então que as pessoas tenham essa consciência, cuidem, façam o uso do repelente e, ao apresentarem sintomas, que procurem a UBS mais próxima da sua casa para que a equipe de saúde esteja avaliando esse paciente”, complementa a chefe da divisão de vigilância em saúde de Cianorte.

Em meio à preocupações com o coronavírus, a dengue redobra os cuidados dos profissionais de saúde. A chefe da divisão de vigilância em saúde de Cianorte, Heloísa Dantas, explica que as pessoas que tiverem algum sintoma, devem procurar as unidades de saúde.

“As equipes estão capacitadas para estar fazendo esse atendimento tanto para síndromes respiratórias, quanto para os pacientes de dengue”, diz Heloísa.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação