Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Cenário do Rio Iguaçu é transformado pela estiagem


Por Portal Vvale Publicado 21/05/2020 às 15h00 Atualizado 23/02/2023 às 00h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Sul do Brasil sofre com a estiagem mais severa dos últimos anos. A modificação da paisagem dos rios e das barragens revela um misto de sentimentos – que de um extremo ao outro, vai da curiosidade à tristeza. O aparecimento das pedras e da areia chama atenção até mesmo dos moradores mais antigos da região.

O Rio Iguaçu, que muitas vezes é lembrado durante as cheias, retrata um momento de preocupação e incertezas. Cenários até então desconhecidos e de grande apelo turístico, ganham novas forças e impressionam pelas imagens em União da Vitória e região.

Em ruínas

A estiagem traz à tona imagens vistas pela última vez em 1979. As ruínas da usina de Salto Grande do Iguaçu, entre os municípios de Cruz Machado e Bituruna, na Região Sul do Paraná, são observadas novamente em 2020.

A usina que demorou 12 anos para ser construída, funcionou por pouco tempo, de 1969 até por volta de 1980. Com o enchimento do lago para a construção da Usina Bento Munhoz da Rocha Neto, a Usina Foz do Areia em 1979, as ruínas de Salto Grande do Iguaçu desapareceram.

Com a estiagem, o nível do lago está 30 metros abaixo do normal, o que significa 742 metros acima do nível do mar. Atualmente, o lago está com 710 metros. Mas essa não é a menor medição, pois em 2014 o nível chegou a 706 metros.

Segundo o jornalista e estudioso do Rio Iguaçu, Dago Woehl, o que chama a atenção é o longo período de duração da estiagem.

Neste período, também chamam a atenção as ruínas da Usina da Cachoeira do Palmital, localizada em Cruz Machado. Construída em 1926, foi a primeira a produzir energia elétrica para a região.

Cenário é crítico na região

Conhecida por suas belas cachoeiras e corredeiras, a cidade de Porto Vitória, que fica a 25 Km de União da Vitória, também retrata os impactos da estiagem.

A falta de chuva literalmente secou as corredeiras, um dos cartões-postais da cidade. É possível atravessar o leito do rio apenas caminhando sobre as pedras. Com pouca queda de água, o local também impressiona.

O majestoso

O Rio Iguaçu corta o Estado do Paraná com seus 1.320 Km de extensão e é um dos cartões postais de União da Vitória. Normalmente o Majestoso, como é chamado pelos moradores do Vale do Iguaçu, ganha lembrança em suas mudanças drásticas – enchentes e estiagens.

A medição de 1,29 m registrada no Rio Iguaçu em União da Vitória em 8 de maio de 2020 foi a menor da história. Até então, o 1,33 m registrado durante vários dias, aconteceu somente nos anos de 1944, 1951 e 1963.

Mesmo com este cenário, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) não considera, pelo menos por enquanto, o risco de desabastecimento de água na cidade.

Segundo o gerente regional da companhia, Bolivar Menoncin Júnior, o volume de água de 55 mil litros por segundo, que concentra o Rio, é suficiente para abastecer os reservatórios.

Mas, a Sanepar já trabalha com possibilidade em caso de mudança no cenário.

Alerta

O Sistema de Tecnologia e monitoramento ambiental do Paraná (Simepar), divulgou alerta de que a estiagem deve se estender até o mês de setembro.

O Governo do Estado do Paraná divulgou no início deste mês o decreto de situação de emergência hídrica por 180 dias, que regulamenta que as empresas de água que atuam no estado possam adotar medidas de racionamento, equilibrando a distribuição entre todos os consumidores e regiões.

Esta é a pior estiagem vivenciada pelo Paraná, desde que o Simepar começou monitorar as condições do tempo, em 1997.

Diferença entre seca e estiagem

No Brasil, os termos seca e estiagem correspondem a eventos climáticos de intensidade diferentes.

As estiagens resultam da ausência de chuvas, previstas para uma determinada temporada, ou da redução na sua quantidade, ou mesmo do atraso em sua chegada.

A seca é a ausência prolongada de chuvas, sua escassez acentuada ou sua fraca distribuição. Corresponde a um período de tempo seco, suficientemente extenso, que provoque grave desequilíbrio hidrológico. A seca é a forma crônica da estiagem.

Reportagem exibe estiagem histórica na região

Colecionador de segredos em suas águas, o Rio Iguaçu é agraciado com a beleza da natureza, e citando um antigo provérbio popular: só percebemos o valor da água, depois que a fonte seca.

Assista a reportagem neste link. 

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação