Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Alunos de Sarandi organizam protesto reivindicando transporte gratuito


Por Nailena Faian Publicado 11/02/2019 às 19h12 Atualizado 20/02/2023 às 00h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Jovens de Sarandi que cursam o ensino superior em Maringá vão realizar um protesto contra a retirada dos ônibus públicos gratuitos que transportam eles para as instituições. O ato será realizado na próxima segunda-feira (18) em frente à prefeitura. De lá, os estudantes seguem em passeata até a Avenida Londrina, onde prometem parar o trânsito.

Cerca de 250 estudantes, sendo 80 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), iam para a faculdade em dois ônibus disponibilizados e custeados pela Prefeitura de Sarandi. No entanto, os ônibus não vão circular neste ano. A administração municipal diz que é porque precisa cumprir recomendação do Ministério Público e também porque existem problemas na educação infantil.

Thaís Andrade, de 23 anos, cursa história na UEM e é uma das estudantes que vai marcar presença no protesto. “Precisamos dos ônibus, mas já tentamos todos os meios burocráticos, fomos na Câmara, no Ministério Público e como não tivemos resposta positiva, vamos fazer o protesto. Estamos convidando alunos do terceiro ano do Ensino Médio também, porque no próximo ano podem ser eles que vão precisar do transporte”, defende.

Em entrevista à CBN Maringá em dezembro do ano passado, o procurador jurídico de Sarandi, Fabio Massao, disse que explicou a situação para os estudantes. De acordo com ele, constitucionalmente o município não é obrigado a fornecer transporte gratuito para quem cursa o ensino superior.

Outra questão, segundo o procurador jurídico, é que o município precisa resolver outros problemas na área da educação, como a fila de espera de 2,4 mil crianças aguardando por uma vaga em uma creche.

No último sábado (9), alguns alunos fizeram uma ação na Avenida Londrina convidando a população para participar do protesto no dia 18.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação