Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Prefeitura de Porto Rico cancela evento de som automotivo no Carnaval


Por Portal da Cidade Paranavaí e CBN Maringá Publicado 17/02/2020 às 11h07 Atualizado 24/02/2023 às 00h29
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A prefeitura de Porto Rico (a 170 quilômetros de Maringá) decretou, na sexta-feira, 14, estado de emergência por causa da possível epidemia de dengue no município. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, a cidade, que tem pouco mais de 2,5 mil habitantes, já contabiliza 70 casos notificados de dengue e 36 confirmados.

“Fica declarado situação excepcional de emergência na saúde pública de Porto Rico, para execução de ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes Aegypti e para a implementação de Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue, durante 90 (noventa) dias, sujeito a prorrogação por igual período”, diz um trecho do decreto assinado pelo prefeito Marcelo de Lima Machado.

Por causa da situação epidêmica, o decreto também determina que ficam suspensas as festividades comemorativas em locais públicos, inclusive o festival de som automotivo, que estava marcado para ocorrer nos dias 22, 23 e 24, às margens do Rio Paraná.

“Os munícipes, visitantes, turistas devem observar as regras Municipais e se submeterem às orientações das autoridades de Vigilância Sanitária, sujeitando-se as penas da lei”, complementa o decreto.

O evento chega a reunir cinco mil pessoas. Os organizadores concordaram em suspender o evento porque entenderam a preocupação do Poder Público: dengue e sarampo. Conforme explica a secretária de Turismo de Porto Rico, Jussara Stachoziak.

“Foi um pedido da própria Secretaria da Saúde, que constatou que nós estamos a um passo de uma epidemia em função do número de casos confirmados de dengue. Em atenção a essa preocupação da secretaria com relação à saúde da população, nós entramos num acordo que deveríamos cancelar não o Carnaval, mas o som automotivo, porque tem pode reunir 300 carros no mesmo espaço e isso aglomera um número muito grande [de pessoas]. A preocupação é com o excesso de pessoas concentradas e com o volume de lixo que vai se acumular”, detalhou a secretária. 

Segundo o decreto assinado pelo prefeito da cidade, serão intensificadas as ações de combate à dengue no município, inclusive com a contratação de mais funcionário e de serviços emergenciais sem a necessidade de licitação. Confira aqui o decreto na íntegra.

Leia outras notícias de Paranavaí e região no Portal da Cidade Paranavaí.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação