Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Vespas ‘assassinas’ são vistas pela 1ª vez nos Estados Unidos


Por Victor Ramalho Publicado 06/05/2020 às 19h46 Atualizado 23/02/2023 às 04h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cientistas americanos estão preocupados com a recente descoberta de ‘vespas gigantes assassinas’ nos Estados Unidos. De acordo com o Departamento de Agricultura do Estado de Washington, elas podem ultrapassar os 5cm de comprimento e dizimar colmeias de abelhas com facilidade, além de produzirem uma toxina mortal.

A espécie é chamada cientificamente de Vespa mandarinia e é nativa da Ásia. Elas foram localizadas pela primeira vez em solo americano ainda em dezembro e, desde então, cientistas e apicultores se mobilizam para tentar localizar e destruir os ninhos do inseto.

Preocupação

Biologicamente, a espécie é uma predadora natural das abelhas, sendo capaz de acabar com uma colmeia inteira em poucas horas, o que causa alarde entre os produtores e comunidade científica, uma vez que a população de abelhas tem diminuído consideravelmente nos Estados Unidos nos últimos anos e a espécie é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas.

Em contato com a BBC News, o órgão americano alertou que, além do desequilíbrio biológico que poderiam causar, as vespas também são letais ao ser humano. As ferruadas são extremamente letais e a toxina produzida por cada inseto, em altas quantidades (resultante de uma série de picadas) pode levar a morte, mesmo se a pessoa não for alérgica. 

Por ano, de 30 à 50 pessoas morrem por ferruadas de vespas asiáticas no Japão. O ferrão é tão longo que é capaz de penetrar até mesmo em trajes de apicultores, segundo as autoridades americanas.

Como elas chegaram aos Estados Unidos?

A comunidade científica ainda tenta responder como a espécie cruzou o oceano para ser encontrada na América, embora a hipótese mais ventilada é de que um desequilíbrio no ecossistema, ocasionado pela poluição no continente asiático, tenha obrigado os insetos a deixarem seu habitat natural. 

As ‘vespas assassinas’ vivem e se reproduzem em locais de clima tropical. Agricultores e apicultores americanos estão espalhando armadilhas para capturar os insetos, além de tentarem localizar e destruir os ninhos. 

Temendo a erradicação das abelhas no país, o Departamento de Agricultura do Estado de Washington pede que a população comunique as autoridades caso localizem ninhos da espécie. 

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação