Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Veja 4 impactos do ‘sobe e desce’ do dólar na sua vida


Por Letícia Tristão Publicado 12/09/2018 às 18h24 Atualizado 18/02/2023 às 06h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Dólar em alta, dólar em queda, taxas de câmbio… Mas o que isso significa, de fato, no cotidiano das pessoas?

Antes de mais nada, é preciso entender por que essa moeda é tão importante: o dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos, que é a maior economia mundial. Isso significa que qualquer variação ou alteração na economia norte-americana influencia nas moedas de outros países.

A cotação do dólar funciona como qualquer produto: oferta e procura. Quando há muita moeda americana em circulação, o preço do dólar cai. Quando há pouco dólar circulando pelo país, o preço tende a aumentar.

Mas, de volta à pergunta inicial: o que isso reflete na vida das pessoas?

O economista e colunista do Portal GMC Online e da CBN Maringá, João Ricardo Tonin, listou quatro pontos de impacto direto na vida dos brasileiros (e dos maringaenses, é claro) com as variações do dólar.

1 – Custo de vida

Alguns produtos que usamos no dia a dia são importados e, segundo Tonin, “toda vez que o câmbio aumenta, os produtos importados e os nacionais ficam mais caros. Isso porque os produtos normalmente precisam de insumos que são importados. Isso reflete no custo de vida”.

2 – Streaming

Vários serviços internacionais como Netflix, Spotfy e LinkedIn tendem a ficar mais caros com a depreciação do câmbio. Impacto diretíssimo.

3 – Combustíveis

A conversão do real para dólar é feita de forma direta sobre o preço dos combustíveis. “Quando o combustível fica mais caro ao ser importado, é natural que o custo seja repassado”.

4 – Imóveis

Mais uma vez, os insumos: vários deles são importados, o que reflete no custo do metro quadrado de uma construção civil. “Quando o câmbio aumenta, o custo da construção civil também se eleva. Aí as famílias têm um elevado custo de aquisição dos imóveis”, explica Tonin.

Não só a exportação precisa se preocupar com a variação do dólar. A elevação do câmbio causa impacto significativo na vida de todos. De acordo com João Ricardo Tonin, isso também quer dizer que toda vez que o câmbio deprecia, a inflação sobe, o que impacta em vários outros índices.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação