Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Nuvem com ‘formato diferente’ chama a atenção em Santa Catarina


Por Monique Manganaro Publicado 29/10/2019 às 13h19 Atualizado 24/02/2023 às 20h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma nuvem diferente e considerada rara foi vista no céu de Santa Catarina na tarde desta segunda-feira (28), após um temporal atingir diversas cidades do estado. A imagem chamou a atenção de moradores do oeste catarinense.

A nuvem é conhecida pelos especialistas como “Mammatus” e, de acordo com o técnico em meteorologia Acácio Cordioli, estão sempre relacionadas a tempestades. “Elas tem esse formato por serem geradas por ar descendente – diferentemente das outras nuvens que se formam com ar ascendente -, por isso ela fica com essas ‘mamas’ voltadas para baixo”, explica.

Ele relata que costuma observar o formato desse tipo de nuvem antes das tempestades. Geralmente, quanto mais definidas, mais intenso deve ser o temporal que se aproxima.

Apesar de serem consideradas raras, as nuvens “Mammatus” são bem comuns na região de Maringá, afirma Cordioli. O que é raro, segundo ele, é a formação em períodos do dia em que a visualização seja mais fácil. “O raro é elas se formarem bem no momento do pôr do sol. A luz do fim do dia dá mais contraste a elas, facilitando a visualização.”

Na tarde desta segunda-feira, o especialista registrou uma nuvem do tipo no momento em que ela estava se dissipando:

Em outro registro feito por ele, em maio deste ano, é possível ver a formação com mais detalhes:

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Lewandowski prorroga atuação da Força Penal Nacional na Penitenciária de Mossoró


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu autorizar a prorrogação do emprego da Força Penal Nacional (FPN) por sessenta dias…


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu autorizar a prorrogação do emprego da Força Penal Nacional (FPN) por sessenta dias…