Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Nova chuva de meteoros pode ser observada a olho nu nesta quarta


Por Monique Manganaro, com informações da Exame Publicado 05/05/2020 às 13h49 Atualizado 23/02/2023 às 04h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Depois de abril, mês muito movimentado para a astronomia, maio chegou com mais novidades. Durante quase todo o mês, uma chuva de meteoros poderá ser observada no céu. O pico, no entanto, está previsto para ocorrer nesta semana.

Segundo informações divulgadas pela revista Exame, a atividade máxima da chuva de meteoros Eta Aquáridas ocorre entre esta terça-feira, 5, e esta quarta-feira, 6.

O fenômeno é causado por resquícios deixados pelo cometa Halley – que passa pela Terra a cada 75 anos – e tem vista privilegiada no Hemisfério Sul do planeta. A Eta Aquáridas permanece em atividade até o próximo dia 28, mas atingirá o pico durante a madrugada desta quarta, ficando mais visível.

A visualização do fenômeno pode ser feita a olho, mas poderá ser prejudicada, conforme especialistas ouvidos pela Exame, por causa da luz lunar, que estará mais intensa nos próximos dias – já que a próxima lua cheia deve ocorrer na quinta-feira, 7.

“Mesmo com a Lua atrapalhando nestes períodos, vale a pena passar a madrugada observando, a partir de meia-noite, pois é possível que haja uma atividade acima da usual”, comentou Marcelo de Cicco, astrônomo do Observatório Nacional, em entrevista à Exame.

A recomendação principal para a melhor observação é acordar uma hora antes do nascer do sol, momento em que a chuva de meteoros deve estar ainda mais visível.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Não há nenhuma hipótese de eu desistir’, diz Nísia após ter permanência no cargo questionada


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou na terça-feira, 16, que não desistirá do trabalho na pasta. A fala foi…


A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou na terça-feira, 16, que não desistirá do trabalho na pasta. A fala foi…

Geral

Mogi-Bertioga, Mogi-Dutra e mais: leilão define ganhadoras de concessão em SP; veja o que muda


O Consórcio Novo Litoral venceu o leilão nesta terça-feira, 16, na B3, em São Paulo, e assumiu a concessão de…


O Consórcio Novo Litoral venceu o leilão nesta terça-feira, 16, na B3, em São Paulo, e assumiu a concessão de…