Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Morre em santuário de MT elefanta que passou 40 anos por maus-tratos


Por Folhapress Publicado 26/06/2019 às 20h15 Atualizado 23/02/2023 às 03h41
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O campo com um verde a perder de vista foi o lar de Guida nos últimos dois anos e oito meses. Morreu nesta segunda-feira (24) aos 47 anos a elefanta asiática que, com Maia, foram as primeiras moradoras do Santuário de Elefantes Brasil, o SEB, em Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

As causas da morte ainda serão investigadas. Um elefante é considerado idoso por volta dos 60 anos. Representantes do santuário apuram se os anos de maus-tratos podem ter interferido no resultado da morte na fase adulta.

Por quatro décadas, Guida e Maia viveram em cativeiro, no período de exploração no circo. O último local onde as duas viviam era um sítio em Paraguaçu (MG), onde viveram por seis anos acorrentadas. Elas haviam sido levadas ao lugar após uma fiscalização do Ibama retirá-las de um circo da Bahia.

O SEB é o primeiro lugar em toda a América Latina destinado à conservação desses animais. Ele está localizado em uma antiga fazenda de gado e possui 1.100 hectares, equivalente a sete parques Ibirapuera.

Na tarde de segunda-feira (24), segundo representantes do santuário, Guida teve dificuldades para caminhar enquanto fazia uma trilha pelo santuário e precisou de ajuda de veterinários. Cansada, ela se deitou. “Aplicamos soro intravenoso, a medicamos. Tiramos amostras de sangue com a esperança de que descansasse um pouco”, diz o comunicado. Durante a noite, a elefanta, de aproximadamente 47 anos, parou de respirar e morreu. “Ela se foi silenciosamente e em paz. Não esperávamos”, diz nota da entidade.

Um dos diretores do SEB, o biólogo Daniel Moura afirma que os impactos dos maus-tratos sofridos por décadas podem ter colaborado para a morte da elefanta. “A longo prazo, o corpo não aguenta. Ela viveu um período muito longo de exploração. Isso pode ter influenciado, porque é inevitável que afete a saúde física e psicológica do animal”.

Na manhã desta quarta (26), uma equipe de patologistas foi ao SEB para fazer a necropsia no corpo de Guida, para apurar as causas da morte do animal. Ainda não há prazo para o resultado do procedimento.

A morte de Guida provocou reação em Maia. Em silêncio, ela permaneceu ao lado do corpo de Guida durante a noite. Desde 2016, quando chegou ao último endereço, Guida passava o dia a andando pelo espaço verde. Para chegar ao SEB, Guida e Maia percorreram 1.600 km em contêineres. O transporte foi custeado por simpatizantes da causa animal do exterior e brasileiros – são as doações que mantêm o santuário ativo.

Na fazenda adaptada com área médica, tanques de água e setor de alimentação, as elefantas recebem cuidados diários e têm espaço de 29 hectares para percorrer -apenas as áreas adaptadas são permitidas aos animais, para que possam ter o acompanhamento adequado.

No primeiro ano, Guida, que chegou ao santuário abaixo do peso, ganhou 400 quilos. A elefanta também mudou o comportamento e deixou de ser um animal puramente sério. “Agora, ela é brincalhona e expressiva”, comemorava o diretor-técnico do santuário, Scott Blais, um ano após a vinda dos animais.

Em dezembro de 2018, as duas primeiras moradoras do SEB ganharam a companhia da elefanta Rana, que também atuou em circos na juventude e havia sido vítima de maus-tratos. As três elefantas de origem asiática logo se tornaram amigas.

Há outros animais, no Brasil e em países da América do Sul, previstos para chegar ao santuário. No entanto, segundo a coordenação do SEB, os trâmites burocráticos dificultam os procedimentos. Ao menos por ora, não há previsão da chegada de um novo elefante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…

Geral

Estudante de medicina fica em estado vegetativo após cirurgia na mandíbula em Minas


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…

Geral

Comerciantes da 25 de março enfrentam interrupção de energia no centro de SP


Lojistas da região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo, tiveram problemas com o abastecimento de energia…


Lojistas da região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo, tiveram problemas com o abastecimento de energia…