Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Pacata e com 8 mil moradores: conheça a Maringá que não fica no Paraná


Por Nailena Faian Publicado 22/02/2019 às 17h30 Atualizado 20/02/2023 às 03h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Você sabia que não é apenas no Paraná que existe uma cidade como o nome de Maringá? Ela fica no Mato Grosso e foi inspirada na Cidade Canção. O município foi criado em 26 de agosto de 1969 por Antônio José da Silva, que deixou a Maringá do Paraná para estabelecer raízes na porção territorial mato-grossense.

Inicialmente, a cidade se chamava Maringá mesmo. Só que por meio da Lei Estadual nº 5.898, o município passou a ser chamado de Nova Maringá. O termo “Nova” foi acrescentado para que a cidade se distinguisse da Maringá paranaense.

O gentílico para quem mora lá é nova maringaense. De acordo com a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do município é de 8.428 habitantes. Bem diferente de Maringá, com seus 417.010 habitantes.

No entanto, no quesito área da unidade territorial, a Nova Maringá ganha com folga com seus 11.555,987 km², enquanto Maringá tem 487,052 km². A grande extensão territorial da Nova Maringá se justifica por causa da economia local, que é baseada no agronegócio e na indústria madeireira.

“Aqui a economia gira em torno do milho, arroz, soja, algodão e da pecuária”, explica o secretário de planejamento de Nova Maringá, Irineu Allievi. 

De acordo com estudo do IPC Maps, Nova Maringá tem 2.767 domicílios (1.372 na zona urbana e outros 1.395 na zona rural). O número é bem menor que a quantidade de domicílios em Maringá, que soma 147.640.

Além disso, o IPC Maps aponta que 722 empresas estão instaladas em Nova Maringá. Destas, 144 são indústrias, 331 de serviços, 214 de comércio e 33 ligadas ao agronegócio.

A “tranquilidade” do município no Mato Grosso também pode ser comprovada pelo tamanho da sua frota de veículos: 2.263. Em Maringá, no Paraná, o número é mais de 140 vezes maior.

Lá a cidade até que é arborizada, com 53,6% das vias públicas com árvores. Porém não tem como ganhar nesse quesito da Maringá do Paraná, que conta com 97,3% das vias públicas arborizadas.

Outra semelhança da cidade do Mato Grosso com a do Paraná é o clima. Ambas enfrentam altas temperaturas no verão. Só que em Nova Maringá ainda é mais quente, com a sensação térmica chegando a atingir os 40°C.

Nova Maringá pode não ter uma Catedral ou Parque do Ingá, mas tem como atrativo a beleza natural de seus riachos, trilhas, montanhas, grutas e cachoeiras (veja no vídeo acima).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Russa é resgatada no Brasil após intervenção do consulado


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…

Geral

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…

Geral

Justiça libera concessão do trem Intercidades entre SP e Campinas


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…