Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Volume de empréstimos nas bibliotecas municipais cai 45% em Maringá


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 20/01/2019 às 13h12 Atualizado 19/02/2023 às 17h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O número de empréstimos de livros e revistas das bibliotecas públicas municipais em Maringá vem caindo ano a ano. No comparativo entre 2018 e 2014, a redução é de 45%. No ano passado, foram 56 mil empréstimos; em 2014, 103 mil. Maringá conta com seis bibliotecas gerenciadas pela Prefeitura. O acervo da rede tem quase 140 mil volumes.

Na avaliação do secretário municipal de Cultura, Miguel Fernando Perez, há indícios que explicam a queda. O acesso a obras digitais é um deles, disse entrevista à CBN Maringá.

No ano passado, mais de 10 mil obras foram adquiridas para as bibliotecas de Maringá. Livros atualizados, para tentar atrair mais leitores – o que não resultou necessariamente em mais empréstimos.

Por outro lado, o secretário diz ver que o número de leitores tem aumentado. Ele cita a Festa Literária de Maringá realizada ano passado e o número de clubes de leitura como exemplos.

As bibliotecas funcionam em horário comercial – e aos sábados até o meio dia. Tem contação de histórias e outras atividades. Para tentar levar mais público para as bibliotecas, a secretaria tem pensando em novas ações. O projeto Convite à Literatura é um exemplo. E, quem sabe, abrir em outros horários.

Em relação a abrir horários: seria necessário criar uma nova escala de trabalho ou contar com mais funcionários nas bibliotecas. Atualmente, são seis bibliotecários, além de estagiários e equipe administrativa.

Em 2018, as bibliotecas que mais emprestaram em Maringá foram a Centro, 13,5 mil; e a das Palmeiras, 11.800. A de Iguatemi foi a menos procurada para a retirada de obras: cerca de 2500 empréstimos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação