Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Você sabia que Maringá tinha planos de ter teleférico na Tiradentes?


Por Nailena Faian Publicado 21/03/2019 às 18h59 Atualizado 20/02/2023 às 17h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Já imaginou percorrer a Avenida Tiradentes, em Maringá, de teleférico? Em junho de 2014, a administração municipal cogitou implantar o equipamento. No entanto, ele acabou não saindo do papel.

Uma lei municipal de 2003 autorizava a instalação do teleférico no canteiro central localizado entre o Parque do Ingá e a praça Renato Celidônio (praça da prefeitura). Em 26 de junho de 2014, a lei foi modificada a pedido da prefeitura, permitindo uma área maior de alcance do equipamento, sendo do Parque do Ingá até a praça Manoel Ribas, totalizando um percurso de dois quilômetros.

Naquele ano, já havia até a proposta de um grupo de empresários, só que a prefeitura afirmou que iria abrir licitação para que outras empresas participassem. Antes disso, era preciso estudos para atestar que o projeto era viável e para determinar as especificações a serem exigidas em edital.

O então secretário de Planejamento Láercio Barbão explicou ao portal GMC Online que a proposta não saiu do papel porque existiam outras prioridades.

“Vários estudos eram necessários, como teste de carga dos cabos, a segurança do trajeto, um levantamento arborístico, o estudo da distribuição de energia elétrica, entre outros. Esses estudos tinham que ser acompanhados pela secretaria e decidimos segurar o projeto porque não era o momento de tirar o foco de outras prioridades, como o corredor da Avenida Morangueira, abertura das avenidas Nildo Ribeiro, Itororó, vias em torno da UEM, como a Avenida Campolina”, lembra.

O que diz a gestão atual

O portal GMC Online contatou a assessoria de imprensa da gestão atual da prefeitura, que informou que existem diversos aspectos que inviabilizam o empreendimento. Confira a nota.

“Na verdade, a ideia não é absurda, mas é preciso reconhecer a dificuldade de implantá-la. Primeiro pelos custos envolvidos e mais ainda pela logística exigida. Outros projetos de igual dificuldade já foram propostos, como de um restaurante giratório no topo de uma torre, previsto para ser construído na Praça Pio XII (Praça das Torres). Importante ressaltar que projetos como o do teleférico apenas sublinham as características de uma cidade, sempre inovadoras em ideias – que podem ou não se tornar realidade, mas que tentam antecipar o futuro.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação