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19 de abril de 2024

De fontes luminosas a viaduto: lugares que já fizeram parte de Maringá


Por Luiz Santos, com informações do Projeto Maringá Histórica Publicado 23/04/2019 às 12h30 Atualizado 21/02/2023 às 06h11
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Nos quase 72 anos de sua história, Maringá teve uma série de monumentos, edifícios públicos e estabelecimentos que não existem mais. No centro da cidade, por exemplo, já estiveram estações rodoviárias e ferroviárias, fontes e até um hospital.

Com informações do projeto Maringá Histórica, o Portal GMC Online separou uma lista com 8 lugares que fizeram parte do cenário maringaense mas não existem mais. Confira:

Estação ferroviária

Segundo o Maringá Histórica, a estação ferroviária de Maringá foi inaugurada em 1954.

O local passou por reestruturações durante a década de 60 e o transporte de passageiros ocorreu até 1976.

A demolição da estação aconteceu em 1991, para dar lugar ao Novo Centro.

Ginásio de esportes

De acordo com o Maringá Histórica, foi entre as gestões dos prefeitos Luiz Moreira de Carvalho (1964-1969) e Adriano José Valente (1969-1973) que o prédio então abandonado foi improvisado como o primeiro ginásio de esportes da cidade.

A entrada do local ficava na avenida São Paulo. Inicialmente, sua quadra era de concreto mas depois houveram aprimoramentos.

Conforme o Maringá Histórica, o ginásio tinha estrutura completa para vôlei, futsal e basquete. Além disso, havia uma arquibancada de madeira.

No local, foram realizadas as primeiras partidas do Campeonato da Divisão Especial de Futebol de Salão de Maringá, o show com “Os Incríveis” e a “Feira de Ciências do Colégio Gastão Vidigal”.

A partir de 1975, uma unidade da Companhia Brasileira de Alimentos foi instalada no local do ginásio. 

Aeroclube

A primeira escola de aviação de Maringá foi inaugurada no fim da década de 40.

O então Aeroclube de Maringá funcionava no campo de pouso do Aeroporto Regional Gastão Vidigal. A desativação ocorreu no início dos anos 2000.

A sede social do Aeroclube de Maringá ficava na atual avenida São Paulo, onde hoje é localizado o supermercado Muffato Gourmet.

Hospital Modelo

O Hospital Modelo era localizado onde atualmente é o shopping Maringá Park.

Segundo o Maringá Histórica, o local teria sido inaugurado na década de 60 e ficava ao lado da sede social do aeroclube da cidade.

Fontes luminosas

O Maringá Histórica resgata que o prefeito Américo Dias Ferraz (1956-1960) desejava construir sete ou oito fontes luminosas em Maringá.

Porém, há registros fotográficos de apenas duas delas. Esta que aparece na foto acima é a que ficava na praça Raposo Tavares.

Viaduto do Café

Durante 31 anos, de 1966 a 1997, o Viaduto do Café funcionou na avenida São Paulo, pertinho do local onde é hoje o shopping Avenida Center –  saiba mais sobre o viaduto AQUI.

Segundo o Maringá Histórica, o viaduto foi fundamental para a mobilidade urbana do centro de cidade.

Na foto registrada por Kenji Ueta, em 1967, é possível ver o símbolo dos 20 anos da cidade. O Maringá Histórica o descreve como uma catedral estilizada com dois grãos de café na base.

A demolição do local deu espaço para a construção da avenida Horácio Raccanello Filho e do Novo Centro.

Rodoviárias

Maringá já teve pelo menos quatro rodoviárias antes da atual.

A primeira ficava no “Maringá Velho” e foi construída no início da década de 1940. Ao seu lado estava o primeiro hotel do município, o Campestre.

Em 1947, a segunda rodoviária de Maringá começou a ser construída no local que hoje é a praça Napoleão Moreira da Silva.

A terceira rodoviária foi um prédio provisório, localizado em frente à praça Raposo Tavares. A estrutura foi utilizada do final da década de 1950 até o início da década de 1960, enquanto a rodoviária Américo Dias Ferraz era construída.

Inaugurada em 1962, a rodoviária Américo Dias Ferraz ficava no espaço entre as avenidas Joubert de Carvalho e Tamandaré. A demolição do local ocorreu em 2011, mas o prédio deixou de ser utilizado em 1998, quando foi inaugurada a Rodoviária Dr. Jamil Josepetti, na Avenida Tuiuti. 

Horto Mercado

Em 1975, o Horto Mercado foi inaugurado. O local mantido pela Companhia Brasileira de Alimentos e a iniciativa era do Governo Federal.

O mercado foi fechado em 1987 e deu lugar para a construção do shopping Avenida Center.

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