Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Vestibular da UEM terá mudanças; CONFIRA QUAIS


Por Redação GMC Online Publicado 21/02/2019 às 16h49 Atualizado 20/02/2023 às 06h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aprovou,nessa quarta-feira (20), algumas propostas, sugeridas pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), para alterar o regulamento do processo seletivo visando o ingresso nos cursos de graduação da UEM, com vigência a partir de 2019.

As mudanças buscam aumentar a participação de candidatos no processo, reduzir custos com a logística da aplicação das provas, e permitir maior alinhamento com outros processos de ingresso em cursos de graduação no país.

O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias, destaca que o objetivo das mudanças é estimular que um maior número de concluintes do ensino médio tenham acesso à universidade pública e que os recursos para a realização dos vestibulares sejam melhor empregados.

Mudanças

Uma das alterações é reduzir a duração do Vestibular de três para dois dias e realizar as provas no período da tarde. Nos anos anteriores, o concurso ocorria pela manhã, com duração de quatro horas. O tempo de prova passa a ser de até cinco horas.

Desta maneira, o processo seletivo ocorrerá em dois dias consecutivos, composto pelas seguintes provas: no primeiro dia do Vestibular, os candidatos farão as provas de Conhecimentos Gerais (40 questões objetivas interdisciplinares) e de Redação.

No segundo dia, serão aplicadas as provas objetivas de Língua Portuguesa (10 questões), Literaturas em Língua Portuguesa (5 questões), Língua Estrangeira (5 questões) e Conhecimentos Específicos (30 questões – 15 de cada matéria, definida pelo Conselho Acadêmico de cada curso).

O Vestibular de Inverno ocorrerá nos dias 14 e 15 de julho. As inscrições, pela Internet, serão aceitas de 8 de abril a 8 de maio.

A presidente da CVU, Maria Raquel Natali, esclarece que outras ações devem ocorrer no futuro visando à melhoria do processo seletivo e que uma comissão de especialistas deverá encaminhar sugestões a serem apreciadas pela CVU, Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e, posteriormente, pelo CEP.

O programa de provas dos vestibulares de Inverno, de Verão e do PAS está disponível no site. Outras informações sobre as mudanças aprovadas pelo CEP irão constar no site da CVU, após a publicação da resolução do Conselho.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação