Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Veja os objetos esquecidos ou barrados no aeroporto de Maringá


Por Nailena Faian Publicado 19/12/2019 às 19h26 Atualizado 25/02/2023 às 08h35
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Todos os dias cerca de mil pessoas embarcam no aeroporto regional de Maringá Silvio Name Júnior. Algumas delas acabam tendo pertences barrados na hora de passar pelo raio-x.

Alicate, chave de fenda, martelo, tesoura, navalha, spray de cabelo, taser, broca e faca de cozinha estão entre os pertences que não seguiram viagem no aeroporto de Maringá em 2019. Os itens cortantes ou que excedem 300 ml não são permitidos.

Neste ano, o item barrado mais inusitado foi a imitação de uma granada, feita em impressora 3D. Também foram apreendidos perfumes em formato de granada da marca Arsenal.

“A maioria das pessoas desconhece que não pode embarcar com o objeto e acaba tentando e é barrada quando passa no raio-x. Neste caso, a pessoa pode despachar ou descartar o pertence. A maioria opta por despachar”, afirma o gerente de Segurança da Aviação Civil, Luiz Carlos Braz da Silva.

Além dos pertences barrados, têm aqueles que são esquecidos: documentos, aparelhos celular, cartão de banco, carregadores de celular, sapatos, vara de pescar e até bengala. Os objetos ficam guardados por até 90 dias e se o dono não resgatar mediante apresentação de documento de identidade, são encaminhados para doação.

Os que foram descartados após serem barrados no raio-x também seguem para instituições assistenciais. 

Neste ano, não houve nenhuma situação que chamou a atenção no aeroporto de Maringá, segundo o gerente de Segurança da Aviação Civil. Em 2007, duas situações repercutiram devido à gravidade: a apreensão de quase 30 quilos de cabelo humano sem certificação e o contrabando de pássaros da raça Curió (exemplares chegam a custar mais de R$ 100 mil). O despacho de ambas as cargas foram frustrados pela equipe de segurança interna.

O que posso transportar?

Segund a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a restrição ao porte de determinados itens em bagagem de mão ou despachada nas aeronaves tem como objetivo garantir a segurança no transporte aéreo, impedindo a presença de artigos que ofereçam algum perigo aos passageiros e aos tripulantes ou que possam ser utilizados como instrumentos para a prática de atos de interferência ilícita, como objetos contundentes, perfurantes, explosivos, armas de fogo etc.

Confira neste link a listagem dos objetos que não são permitidos.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação