Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Veja o que vai funcionar em Maringá a partir desta segunda


Por Lethícia Conegero Publicado 10/04/2020 às 19h18 Atualizado 23/02/2023 às 11h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O decreto municipal nº 445/2020, publicado no dia 18 de março e em vigor desde o dia 20, declarou situação de emergência em Maringá e proibiu o funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais na cidade. Mas, alguns segmentos foram autorizados a retomar as atividades, seja por liminar obtida na justiça ou decreto municipal. Veja a lista dos estabelecimentos que funcionam nesta segunda-feira, 13:

Casas lotéricas

As casas lotéricas estão autorizadas a funcionar de segunda a sábado, das 8h às 18h, a partir desta segunda-feira, 13. A reabertura está prevista no decreto municipal nº 544/2020. Segundo a Prefeitura de Maringá, o objetivo é agilizar o recebimento do auxílio emergencial do Governo Federal (coronavoucher) para o público beneficiário.

Apenas nos dias 13, 14, 15 e 16 de abril o atendimento deverá ser exclusivo de acordo com o mês de aniversário, seguindo o calendário:

– 13 de abril: nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março;
– 14 de abril: nascidos em abril, maio e junho;
– 15 de abril: nascidos em julho, agosto e setembro;
– 16 de abril: nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Indústria e construção civil

Os setores de indústria e construção civil voltam a funcionar nesta segunda-feira, 13, com restrições previstas no decreto municipal nº 546/2020, publicado nesta quinta-feira, 9. A Prefeitura de Maringá liberou o funcionamento de ambos os segmentos após diálogo com a sociedade civil organizada.

Açougues e peixarias

O açougues e peixarias foram autorizados a retomar as atividades por meio decreto municipal 489/2020, com funcionamento de segunda a sábado, das 8 às 18 horas.

Panificadoras

As panificadoras foram autorizadas a funcionar em Maringá por decisão do Tribunal de Justiça. Os estabelecimentos podem funcionar de segunda a sábado, das 8 às 18 horas.

Lojas de materiais de construção

As lojas de materiais de construção estão autorizadas a funcionar desde o dia 8 de abril. A reabertura foi possível devido a liminar obtida na Justiça pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ferragens, Tintas, Madeiras, Materiais Elétricos, Hidráulicos e Materiais de Construção (Simatec).

Manutenção de veículos

Desde o dia 7 de abril, as oficinas mecânicas, auto socorro, borracharias e delivery de autopeças estão autorizados a funcionar em Maringá, pelo decreto municipal nº 502/2020.

Clínicas veterinárias e pets shops

Também desde o dia 7 de abril, as clínicas veterinárias e pets shops estão autorizados a funcionar para realizar banhos medicamentosos de animais e outros procedimentos indicados por profissional da área exclusivamente por delivery. Os estabelecimentos devem manter as portas fechadas para o público presencial.

Clínicas médicas

Pelo mesmo decreto municipal, as clínicas e consultórios médicos estão autorizados a abrir desde o dia 7 de abril. A decisão inclui as clínicas médicas especializadas ao atendimento do transtorno do espectro autista, consultórios odontológicos, de fisioterapia, e de psicologia.

Lojas de conveniência

As lojas de conveniência dos postos de combustíveis de Maringá também estão autorizadas a funcionar por decisão do Tribunal de Justiça. Os estabelecimentos podem abrir de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Atividades mantidas

Considerados serviços essenciais, os supermercados, farmácias, distribuidoras de água e gás e postos de combustíveis mantiveram o funcionamento normalmente. Houve alteração apenas no horário de funcionamento dos supermercados: segunda a sábado, das 8 às 18 horas. 

Suspensos

As demais atividades econômicas, como shoppings, restaurantes, lanchonetes, bares e comércio em geral, permanecem suspensas, conforme prevê o decreto municipal nº 445/2020, de 18 de março. Para estes segmentos, o atendimento só é permitido por serviço de entrega (delivery).

Casas noturnas, academias de ginástica, teatros, cultos e missas também permanecem fechados.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação