Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Urnas eletrônicas são preparadas para eleição do Conselho Tutelar


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 01/10/2019 às 10h31 Atualizado 24/02/2023 às 10h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Já começaram os preparativos para a eleição do Conselho Tutelar em Maringá. O pleito no próximo domingo (6) terá 74 seções eleitorais em 38 locais de votação. O processo eleitoral é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Maringá, mas a Justiça Eleitoral auxilia com os equipamentos.

Ao todo, 41 candidatos disputam dez vagas no Conselho Tutelar da cidade na gestão 2020/2024. O salário ofertado para o cargo é de R$ 5,5 mil.

A chefe de cartório Patrícia Greco explica que por não ser uma eleição oficial, a cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas não será realizada.

“A gente chama de eleição parametrizada, que não é de competência da Justiça Eleitoral. Mas como a justiça tem um convênio com os Conselhos Tutelares, a gente fornece as urnas eletrônicas, mas toda a parte de organização, desde a convocação dos mesários à impressão dos cadernos de votação, tudo é por conta do conselho. A Justiça Eleitoral não se ocupa desses casos que não são eleições oficiais”, detalha.

Segundo ela, todo cidadão tem direito ao voto para eleger os conselheiros. Entenda: 

O procedimento de carga das urnas ocorrerá na tarde dessa quarta-feira (2). A votação irá ocorrer no próximo domingo nos mesmos locais onde o eleitor vota nas eleições para vereador, prefeito, deputado, governador, senador e presidente.

Poderão votar, eleitores que estavam com o Título de Eleitor regularizado na Justiça Eleitoral de Maringá até junho. Isto significa, que 272.892 maringaenses estão aptos para escolher os novos conselheiros tutelares. No dia, será necessário apresentar um documento original com foto e o título.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação