Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Última chuva de meteoros de 2019 poderá ser vista de Maringá


Por Nailena Faian Publicado 13/12/2019 às 12h58 Atualizado 25/02/2023 às 06h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A última chuva de meteoros de 2019, as Geminídeas, poderá ser vista de Maringá e de todo o Brasil de sexta-feira, 13, até domingo, 15. O fenômeno é a intensificação do número de meteoros – entre 3 a 28 por hora.

Não é preciso nenhum equipamento para observar os meteoros velozes rasgando o céu a uma velocidade de 260 mil km/h. Basta estar longe do perímetro urbano e em um local com céu limpo.

Segundo o astrônomo e doutor em Astrofísica Gabriel Rodrigues Hickel, o melhor horário para ver o fenômeno será entre às 23h até o dia amanhecer. Ele explica que o pico da chuva de meteoros está previsto para ocorrer no sábado e o melhor horário para apreciar será por volta das 2h.

“Neste instante, já considerando o efeito da Lua cheia; para o Brasil, as regiões Norte e Nordeste terão melhor incidência, com 11 a 28 meteoros por hora; Centro-Oeste 7 a 21 meteoros por hora; Sudeste 7 a 19 meteoros por hora; Sul 3 a 17 meteoros por hora”, explica.

O astrônomo também dá dicas de como observar a chuva de meteoros Geminídeas.

“Para ver uma chuva de meteoros você só precisa dos seus olhos, uma cadeira de praia e motivação. Obviamente, o céu deve estar sem nuvens, o que não é muito fácil nesta época do ano, na maior parte do Brasil. Não há região específica do céu a olhar, mas você terá um melhor aproveitamento se ficar com o olhar fixo nas populares ‘Três Marias’, deixando a visão periférica dos seus olhos trabalhar. O ideal é procurar um lugar escuro, longe da poluição luminosa das grandes cidades, com o horizonte livre (sem edificações, árvores ou morros próximos) e deitar-se em uma cadeira de praia, de modo a ver o máximo de céu possível. Tenha paciência e não espere um show pirotécnico. Observe por pelo menos 1 hora para ver um número razoável de meteoros”, recomenda.

77 meteoros

A imagem que consta no topo da matéria é de autoria de Steed You e foi feita em 2015. Ela é uma composição de várias fotos, todas com longa exposição, feitas com uma lente grande angular.

“Ela é um resultado acumulado que mostra os meteoros mais brilhantes que veríamos a olho nu, capturados pela câmera, ao longo de 3 horas, para uma área equivalente a cerca de 20% do céu. Nela, dá para se notar cerca de 77 meteoros que parecem vir de um mesmo ponto (o radiante). Mas não espere ver assim, pois a olho nu, veríamos um meteoro de cada vez e em cada instante, em separado”, finaliza Hickel.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação