Fechar

Maringá

Recorde

Temperatura média deste mês está em 32,5°C em Maringá

Publicado por Victor Simião/CBN Maringá, 18:46 - 21 de dezembro de 2018

Esse suor do dia a dia e a sensação de quentura que não passa nunca tem motivos: é o calor é excesso, digamos assim. Os 20 primeiros dias de dezembro de 2018 tiveram a temperatura média de 32.5ºC em Maringá. É o maior registro da série histórica, feita pela estação climatológica da Universidade Estadual de Maringá desde 1976. Desde o dia 10, por exemplo, não há um dia em que a temperatura não passe dos 34ºC. A média histórica para o mês é de 30.1ºC.


E a sensação térmica é pior ainda. Segundo dados da Estação, no dia 20, às 11h, o termômetro marcava 31.6ºC, mas a sensação era de 46ºC. O dia 12 de dezembro foi o  mais quente do mês e do ano: 36.3ºC.


Em 20 dias choveu 67 milímetros – 64 milímetros só no dia 9 – quantia considerada baixa.


E a tendência é só aumentar a temperatura, até porque o verão chegou. Segundo Leandro Zandonadi, coordenador da estação climatológica da UEM, quatro fatores resultam nessa alta temperatura. Entre eles estão o verão, El Niño e um bloqueio atmosférico – que impede a chegada das chuvas, explicou ele em entrevista à CBN Maringá.

Como o mês ainda não acabou, a média pode cair. De qualquer maneira, o professor se preocupa com o aumento de temperatura: que neste mês subiu 2.4 graus em comparação à série histórica.

Bloco de Imagem

Foto: Marli Jardim

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo